Divisão de armazenagem (Contract Logistics) da Yusen Logistics faz testes com drones, voice picking, RFID e outras tecnologias
A proposta é analisar o que é viável nos Centros de Distribuição da empresa no Brasil, próprios ou dos clientes, e optar pelas tecnologias que trazem maior ganho de produtividade e segurança nas operações. Muitas tecnologias em teste no país já são usadas em outras unidades da Yusen pelo mundo
A Yusen Logistics Brasil, através da divisão de Contract Logistics, está fazendo uma série de testes para adoção de tecnologias que facilitem a movimentação de cargas nos centros de distribuição tanto na unidade própria em São Paulo, o CD Anhanguera, como em unidades dos clientes geridas pela Yusen em todo o país. A ideia é testar o uso de drones, já incorporados às operações na Europa, o Voice Picking, que automatiza boa parte do processo de coleta de itens no armazém, esteiras flexíveis gravitacionais e as chamadas esteiras automatizadas. Esta última foi muito bem avaliada tanto para o CD Anhanguera em um projeto específico para um cliente em que será adotada na fábrica, resultando em 100% de automatização do processo de movimentação da carga.
Uma das tecnologias em análise que deve ser implantada em breve é o RFID, que quer dizer Radio-Frequency IDentification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência. O estudos estão sendo conduzidos em dois clientes da Yusen Logistics no Brasil, um fabricante de linha branca, para uma operação in house e outro, de eletrônicos. Neste, a ideia é levar produtos direto da fábrica para o armazém da Yusen. Como todos sabem o RFID, muito em uso na Europa, substitui a antiga leitura do código de barras por um processo de leitura automática dos itens ao passarem por um determinado local.
Outras tecnologias que também estão no radar da Yusen no Brasil são o Pad Picking, o Sistema Push Pull, RFID e ainda o Armazém Automático Vertical.
Na gestão do pátio e de veículos da empresa, no CD Anhanguera, por exemplo, novas tecnologias estão sendo implantadas para gerir os veículos estacionados, com controle em tempo real e posicionamento dos veículos na planta.
“O avanço das tecnologias tem sido muito rápido. Nem todas são adaptáveis à realidade de cada um dos armazéns, mas precisamos estar em constante estudo para tirar o melhor proveito e oferecer um serviço cada vez mais eficiente e seguro aos clientes”, disse Raquel Teixeira, diretora de Contract Logistics da Yusen Logistics.
Notícias do dia
-
Terminais
Tecon Rio Grande receberá investimento de R$ 1,1 bilhão até 2030 para ampliar...
-
Cenário
ABOL defende integração logística como habilitadora da competitividade regional
-
Ferroviário
VLI registra maior movimentação mensal de grãos e farelos da história com 2,96 milhões...
-
Logística
Fiorde Group lança unidade dedicada a cargas especiais e projetos logísticos industriais
-
Logística
Inteligência artificial eleva eficiência logística em até 10% na FM Logistic
-
Equipamentos
DP World recebe novos equipamentos elétricos no Porto de Santos
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.