Plataformas tecnológicas de gestão levam nova experiência e velocidade ao segmento logístico
Cases de implementação da plataforma tecnológica SAP S/4HANA no Porto de Itapoá e Multilog foram apresentados durante o SAP NOW 2019
Desde o início de 2019, duas importantes empresas do segmento logístico de Santa Catarina estão mostrando como novas plataformas tecnológicas de gestão estão revolucionando seus negócios em agilidade, experiência dos usuários e ganhos reais de produtividade. O Porto Itapoá foi o primeiro terminal logístico brasileiro a colocar em funcionamento o SAP S/4HANA, que tem garantido eficiência à movimentação de 2 milhões de contêineres ao ano. Já a Multilog, empresa referência em infraestrutura e serviços logísticos, visa dobrar sua receita em cinco anos com o novo sistema. Os cases, que foram implementados pela SPRO IT Solutions, foram apresentados durante o SAP Now, um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina, realizado nos dias 11 e 12 de setembro, em São Paulo.
"Já foi possível registrar ganhos reais de produtividade no faturamento em 44%, além de maior agilidade no fechamento contábil, que hoje é realizado em apenas dois dias. Ainda, realizamos o custeio de manutenção em tempo real, sem necessidade de espera do fechamento", disse aos presentes o gerente de TI do Porto de Itapoá, Sandro Martins. Segundo ele, com a nova plataforma, hoje o fluxo de caixa e investimentos são realizados de forma online. Outros benefícios foram a redução do número de sistemas no porto e a integração com seu sistema especializado. "Em apenas 11 meses de implementação do projeto, conseguimos levar ao porto inteligência em nossos processos", complementa.
Leonardo Moura, head de Tecnologia da Multilog, também ressaltou o tempo de implementação do SAP S/4HANA, de 7 meses. "A escolha assertiva da consultoria - alinhada ao nosso setor de atuação -, atrelada à opção pela estrutura em nuvem para o andamento do projeto, foram fatores essenciais para que os primeiros meses de operação ocorressem sem nenhum incidente", disse."Nos processos de back-office, não paramos de faturar em nenhum momento nesse processo de transição. Hoje já passamos da fase de adaptação e estamos colhendo os benefícios”, relatou. Com a nova plataforma, já nos primeiros dias foi possível a obtenção de informações analíticas em tempo real.
A apresentação foi conduzida pelo gerente de Relacionamento & Negócios da filial São Paulo do SPRO IT Solutions, Gustavo Colla. A empresa, especializada em estratégias de negócio e de tecnologia, foi a responsável pela implementação da ferramenta tanto no Porto de Itapoá como na Multilog.
Notícias do dia
-
Prêmios e Certificações
COP30: Grupo Maersk recebe o Selo Diamante do Pacto pela Sustentabilidade do MPOR
-
Portos
Norcoast transfere operações para terminal da DP World em Santos
-
Terminais
Terminal EBLog da Eldorado Brasil Celulose recebe certificação internacional de...
-
Portos
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta mais 65 mi de toneladas nos...
-
Portos
Porto de Suape comemora 46 anos com estreia de linha marítima semanal para a Ásia
-
Terminais
Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUs...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.