Terminal Multicargas do Porto do Açu recebe 100º navio

Marco foi atingido em três anos de operação, com 1,79 milhão de toneladas movimentadas

São João da Barra, 29 de julho de 2019 – O Terminal Multicargas (T-MULT) do Complexo do Porto do Açu, no Norte do Estado (RJ), recebeu seu 100º navio, em 3 anos de operação. O marco foi atingido com a chegada da embarcação MV Wu Gui Shan, que descarregou 52,5 mil toneladas de carvão no terminal. Com esta última operação, o T-MULT soma 1,79 milhão de toneladas movimentadas desde sua inauguração, em 2016, se consolidando como a melhor opção para granéis sólidos, cargas gerais e de projeto.

Segundo o diretor de Operações da Porto do Açu, Ideraldo Goulart, os números refletem os avanços do Terminal Multicargas: “Ao mesmo tempo que representa uma conquista simbólica, alcançar o navio de número cem é também reafirmar os diferenciais competitivos do T-MULT. Somos um terminal moderno, localizado em um porto privado, que atende as especificidades de cada cliente e sem fila de espera”, afirmou.

O executivo ainda ressaltou outro diferencial do Açu, que é ter se desenvolvido sob o moderno conceito porto-indústria: “Além de oferecer um terminal apto a movimentar diversos tipos de produtos, o Açu conta com vias preparadas para o transporte de cargas com grandes dimensões, o que permite que toda a operação possa ser realizada no mesmo espaço, trazendo sinergia e reduzindo o custo logístico das empresas envolvidas”, destacou.

A operação de descarregamento do MV Wu Gui Shan foi realizada pelos próprios operadores do T-MULT, que são treinados para atuar com diferentes cargas. Todos são moradores de São João da Barra e foram qualificados pela própria Porto do Açu, como é o caso do Jonatas Oliveira, que trabalha no terminal há 4 anos: “Compartilhar o marco dos 100 navios com o T-MULT, com as devidas responsabilidades operacionais e alta performance, é ter a certeza de que estamos no caminho certo. Ser um dos primeiros operadores portuários de um empreendimento deste porte, na minha região, e que atravessará gerações, é algo inexplicável”, afirmou.

Hoje, o Terminal Multicargas movimenta coque, carvão, bauxita, carga geral e de projetos, além de ter autorização para operar qualquer tipo de graneis sólidos e veículos. A Porto do Açu também está desenvolvendo um projeto para criar a infraestrutura necessária para movimentação de contêineres.

Está prevista, ainda, a expansão do Terminal, que possibilitará a movimentação de novas cargas. O projeto contará com ampliação do pátio de estocagem e construção de armazenagem coberta, incrementando ainda mais as atividades do T-MULT.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.