Movimentação de cargas nos portos brasileiros cresce 4,97% e atinge recorde em 2025

A movimentação de cargas nos portos brasileiros alcançou um novo recorde em 2025. Entre janeiro e novembro, foram movimentadas 1,28 bilhão de toneladas, crescimento de 4,97% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos, com base nos dados estatísticos de novembro da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Mantida a atual trajetória de expansão, a estimativa é que o volume total movimentado pelos portos do país, somando exportações e importações, tenha encerrado 2025 acima de 1,34 bilhão de toneladas, consolidando mais um ano histórico para o setor portuário brasileiro.

De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os resultados refletem o avanço da modernização da infraestrutura e o aumento dos investimentos públicos e privados no setor. “Nos três últimos anos, estamos batendo recorde sobre recorde em movimentação de cargas nos portos brasileiros. Esse desempenho é fruto do programa de modernização portuária e dos investimentos realizados. Confirmada essa expectativa, teremos mais um ano de ampliação da capacidade e de ganhos de eficiência nas operações portuárias”, afirmou.

Na avaliação do diretor-geral da Antaq, Frederico Dias, os números também evidenciam a resiliência do setor aquaviário diante de cenários econômicos e geopolíticos adversos. “Os resultados positivos demonstram que a regulação promovida pela Antaq oferece a estabilidade necessária aos investimentos e induz o desenvolvimento do setor. Quando o setor vai bem, isso significa que a Agência está cumprindo adequadamente o seu papel”, destacou.

Considerando apenas o mês de novembro de 2025, o crescimento foi ainda mais expressivo. A movimentação totalizou 118,2 milhões de toneladas, alta de 14,5% na comparação anual.

Nos portos públicos, o avanço foi de 17%, com 42,1 milhões de toneladas movimentadas. O principal destaque foi o Porto de Paranaguá (PR), que registrou 5,9 milhões de toneladas, crescimento de 44,3%. Já nos portos autorizados, o volume alcançou 76,1 milhões de toneladas, com alta de 13,1%, tendo o Terminal Aquaviário de Angra dos Reis (RJ) como principal destaque, com crescimento de 55,7% e movimentação de 6,3 milhões de toneladas.

Segundo o levantamento, a navegação de longo curso apresentou crescimento de 13%, com 85,7 milhões de toneladas movimentadas em novembro. A cabotagem avançou 11,87%, totalizando 26,2 milhões de toneladas, enquanto a navegação interior teve o maior salto proporcional, com alta de 59,28% e 6,2 milhões de toneladas.

A movimentação de contêineres também registrou desempenho positivo, com crescimento de 7,18% no mês e volume de 13,8 milhões de toneladas. Entre as mercadorias, os principais destaques foram trigo, soja e milho, que puxaram o crescimento da movimentação no período.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.