Curitiba reúne especialistas e autoridades no Sul Export

Fórum discute principais características logísticas da região; inscrições para acompanhar a programação online são gratuitas e já estão abertas

A cidade de Curitiba será palco, entre os dias 5 e 6 de outubro de 2020, do Sul Export, fórum regional ligado do Brasil Export, o maior hub de discussões de logística e infraestrutura portuária do País. O evento reunirá os principais especialistas e autoridades do setor para debater os temas regionais que acabam por impactar diretamente na economia nacional. As palestras e debates serão 100% online e gratuitos. Para participar, basta realizar a inscrição no site forumbrasilexport.

A região Sul é fundamental para a infraestrutura logística do País. Cinco dos 10 maiores portos do País se encontram na região, inclusive o porto de Paranaguá, o segundo maior do Brasil e o líder em exportação de grãos na América Latina. Além disso, dispõe de condições naturais de transporte, o que lhe diferencia de outras regiões. É nesse contexto que as discussões do Sul Export são fundamentais por reunir os mais relevantes nomes do setor com a finalidade de debater os desafios, potencialidades e propor soluções.

“Depois de 19 anos realizando eventos apenas na região Sudeste, sentimos a necessidade de ampliar o debate. Para isso, asssumimos um caráter de fórum permamente e agora promovemos um olhar regional. Só neste ano fizemos cem lives sobre logística, infraestrutura e multimodalidade e em várias delas as características de portos e modais do Sul foram abordadas. É por isso que estamos aqui, para unir a iniciativa privada e entes públicos na esperança de contribuir com o debate e o desenvolviemento do setor”, afirma o CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião.

Assim como ocorreu no Norte Export, realizado entre os dias 28 e 29 de setembro, o Sul Export será feito de forma híbrida, com quantidade limitada de participantes presencialmente e grande participação online de palestrantes, convidados e público em geral, atendendo a todas as exigências sanitárias conforme recomendações das autoridades públicas locais.

Programação

A programação terá início na próxima segunda-feira (5), será reservado às apresentações de entidades e associações da área, palestra de autoridades, e a abertura oficial do Sul Export e a premiação da etapa Sul do Brasil Hack Export, o evento de inovação ligado ao Fórum (leia mais abaixo).

No segundo dia, na terça-feira, 6, acontecem os painéis que reunião especialistas e autoridades para debater as principais especificidades da região. Eles abordarão os seguintes temas: “Os desafios para a desestatização nos portos da região Sul”; “A reindustrialização e a agroindustrialização da economia e dos portos do Sul”; “A importância da multimodalidade para o desenvolvimento dos portos do Sul” e ainda “Dragagem permanente visando ganhos operacionais dos portos”.

Para o presidente do Sul Export, Jesualdo Silva, o evento é uma excelente oportunidade para mostrar as alternativas logísticas oferecidas pela Região Sul. “As apresentações e os debates online, entre autoridades públicas e os diversos atores da atividade econômica dos três Estados do Sul sobre os grandes temas nacionais mostrarão os caminhos mais adequados para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros. Esses debates, com certeza, servirão para promover as mudanças indispensáveis da infraestrutura física e formal da logística de transporte, tão necessárias ao desenvolvimento econômico e social do País”, afirma o executivo, que também é diretor- presidente da ABTP (Associação Brasileira dos Termiais Portuários).

Cada um dos painéis contará com integrantes dos conselhos Nacional e regionais do Fórum Brasil Export na apresentação e mediação, e terá como convidados representantes de diversas entidades representativas do setor.

Inscrições

Os debates das etapas regionais do Fórum Brasil Export serão 100% online e gratuitos. Para participar, basta realizar a inscrição no site forumbrasilexport e aguardar a confirmação pelo mail. A transmissão será feita pelo aplicativo Zoom.

Para saber mais sobre como particiapr do Brasil Hack Export, o evento de inovação ligado ao Fórum, acesse brasilhackexport


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.