Norte Export começa hoje em Macapá reunindo autoridades e especialistas do setor portuário

Ainda é possível se inscrever para assistir a cerimônia de abertura e painéis que discutirão as características logísticas da região

O Brasil Export, maior hub de discussão da logística e infraestrutura portuária do País, dá início nesta segunda-feira, 28 de setembro, em Macapá (AP), sua série de fóruns regionais pelo Brasil. O Norte Export acontece entre hoje e amanhã e reunirá as principais autoridades e especialistas do setor para discutir as questões locais que acabam por impactar em toda logística nacional. Tanto a programação da tarde de hoje quanto os quatro painéis a serem realizados na terça-feira (29) podem ser conferidos online e de graça. Para participar, basta realizar a inscrição no site forumbrasilexport.

O Norte Export será feito de forma híbrida, com quantidade restrita de participantes no Sebrae, e transmissão online da maior parte da programação para os inscritos. A organização do evento já estabeleceu um protocolo a ser seguido por convidados e participantes presenciais de forma a cumprir todas as recomendações sanitárias das autoridades públicas locais devido à pandemia do novo coronavírus.

Criado há 19 anos, o Fórum Brasil Export fomenta as discussões que visam trazer soluções e melhorias para esses setores. Desde março foram realizadas mais de 100 lives, muitas delas abordando alguns temas que voltam a ser discutidos agora no Norte Export, quer será o primeiro encontro, de uma série de seis, que serão realizados em todas as regiões do País.

“Seja no meio virtual ou presencial, o Brasil Export tem como objetivo colaborar com informações valiosas para que os decisores da iniciativa privada e os representantes públicos possam adotar medidas que venham a contribuir com o desenvolvimento dos setores de logística, infraestrutura e multimodalidade. E entender as questões regionais é fundamental para entendermos de forma mais ampla esses desafios”, afirma o CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião.

Programação

As atividades começam logo cedo hoje e, como é exclusivo para integrantes do conselho do Norte Export, autoridades e patrocinadores, não terá transmissão online para os inscritos. Às 9h, uma comitiva fará uma visita técnica a Cia Docas de Santana e seus integrantes serão recebidos pelo diretor-presidente da Glauco Mauro Cei.

A transmissão online da programação começa a partir das 14h com a apresentação dos patrocinadores do evento: Conapra (Conselho Nacional de Praticagem), Piacentini do Brasil e CNT (Confederação Nacional do Transporte). Pouco depois, às 15h45, José Roberto Campos, presidente do Conselho do Brasil Export, falará na abertura do evento seguido de Angelino Caputo, presidente do Basil Hack Export e também conselheiro do Brasil Export.

O Brasil Hack Export é a maratona de inovação que ocorre paralelamente aos fóruns regionais do Brasil Export. Ela reúne competidores que irão propor soluções para o desafio proposto de cada região, no caso do Norte Export, as hidrovias. Na sequência da fala dos conselheiros ocorrerá o painel tecnológico com a presença de Joel Julius e Surbana Jurong, ambos da Enterprise Singapore.

“O Brasil Hack Export traz o espírito inovador brasileiro para soluções importantes da logística nacional que poderão ser igualmente adaptadas ao contexto global. É uma oportunidade de conhecer mentes empreendedoras e fomentar parcerias de longo prazo”, afirmou Julius, gerente de Desenvolvimento de Negócios Central, Europa Oriental, América Latina e Caribe da Enterprise Singapore.

Após a participação de Julius, será conhecido o vencedor do ideathon, que levará o prêmio de R$ 1.500. Os três primeiros colocados garantem vaga para o super hackathon, que acontecerá de forma paralela ao Fórum Nacional, em Brasília, no final de novembro.

A solenidade de abertura do Norte Export, prevista para começar às 18h30, reunirá o CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, o presidente do Norte Export e também dirigente da Conapra, Ricardo Falcão, e o senador Lucas Barreto (PSD).

Painéis

Os painéis do Norte Export terão início amanhã, a partir das 9h. Cada um desses painéis terá apresentação e moderação de conselheiros do Brasil Export. Os expositores envolvem desde entidades patrocinadoras, órgãos de classe e também autoridades públicas para debater o tema proposto

O primeiro painel será às 9h e terá como tema “O potencial do escoamento da safra do Centro-Oeste através do Arco Norte”. A mediação de afirma Ricardo Falcão, presidente do conselho do Norte Export e do Conapra (Conselho Nacional de Praticagem). “Temos muita capacidade ociosa ainda, mas as perspectivas são muito boas. A infraestrutura da região, aos poucos, melhora com investimentos do governo federal, da Marinha e da praticagem. Em agosto, atracamos o primeiro navio da classe Panamax no Porto de Santana e já confirmamos em simulações a possibilidade de entrada do New Panamax. Estamos falando de um salto de quase 50% a mais de carga”, afirma Falcão.

Claudio Eidelchtein, conselheiro do Norte Export, fará a apresentação do encontro. O painel conta ainda com Edeon Vaz Ferreira, diretor executivo do Movimento Pró Logística de Mato Grosso e presidente do conselho do Centro-Oeste Export; César Meirelles, presidente da ABOL (Associação Brasileira dos Operadores Logísticos e Conselheiro Nacional do Brasil Export), e Javier Ho representante do Canal do Panamá.

“A importância da hidrovia como matriz no transporte da região Norte” será o tema do segundo painel, com início previsto às 11h. “Além da importância que já tem, existe um potencial significativo de avanço para o transporte hidroviário interior. Porém, carece de investimentos. A resposta pode estar na iniciativa privada. Teremos excelentes debates sobre esse e outros aspectos desse modal”, afirma Larry John Rabb Carvalho, representante do Conselho do Norte Export e que atuará como mediador do encontro.

Aluisio Sobreira, presidente do Conselho do Nordeste Export, fará a apresentação do encontro. O painel conta ainda com Dino Batista, diretor do Ministério de Infraestrutura; Adalberto Tokarski, diretor da ANTAQ e Ricardo Falcão, presidente do CONAPRA (Conselho Nacional de Praticagem).

À tarde, às 14h, terá início o terceiro painel: As necessidades e demandas dos terminais da região Norte”, com mediação de Glauco Cei, presidente do Sinduscon e conselheiro do Norte Export. “Investimentos para melhoria nas infraestruturas são fundamentais para potencializar as operações desses terminais. Observamos com alegria os sucessivos recordes de safra do agronegócio e a saída desses produtos não pode ficar travada. Geograficamente estamos mais próximos do Centro-Oeste, o principal produtor de commodities como soja e milho, e o aumento do escoamento de volume pelos portos do Norte ajudaria e muito a desafogar a exportação”, afirma Cei.

Joselito Santos Abrantes, conselheiro do Norte Export, fará a apresentação do encontro. O painel conta ainda com Clythio Backx van Buggenhout, presidente do conselho deliberativo da ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários); Flávio Acatauassu, presidente da AMPORT (Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica); Paulo Alexandre Correia de Oliveira Salvador, diretor executivo do terminal portuário Grão Pará no Maranhão e Thiago Nishi, gerente-geral da Santos Brasil em Barcarena.

O último painel, que começa às 16h, abordará “A mudança econômica da região através da exploração da indústria de óleo e gás”. A apresentação será feita por Odival Monterrozo Leite, conselheiro do Norte Export. A moderação caberá a Eduardo Corrêa Tavares, que, além de conselheiro do Norte Export, é secretário de Planejamento do Governo do Amapá. Entre os convidados confirmados estão Hélio da Cunha Bisaggio, superintendente de Infraestrutura e Movimentação da ANP.

Ao final das atividades, às 17h30, o presidente do Conselho do Norte Export, Ricardo Falcão, fará a leitura da carta do Norte Export.

Inscrições

Os debates das etapas regionais do Fórum Brasil Export serão 100% online e gratuitos. Para participar, basta realizar a inscrição no site forumbrasilexport e aguardar a confirmação pelo mail. A transmissão será feita pelo aplicativo Zoom.

Os ideathons do Brasil Hack Export também jã estão com inscrições abertas. Saiba como participar e se inscrever em brasilhackexport

Serviço

Norte Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária

Data: 28 e 29 de setembro

Local: evento online, com participação restrita de presentes no Sebrae de Macapá

Inscrições: podem ser feitas gratuitamente no site forumbrasilexport

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.