Presidente da CDRJ participa do 2º webinar do Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias

O 2º webinar do Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias (ENAPH), realizado na última quinta-feira (17), reuniu quatro presidentes de Autoridades Portuárias de diferentes regiões do país, incluindo o diretor-presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira. Durante o evento digital, os portos responderam a questões sobre limitações impostas pela pandemia, apresentaram crescimento e miram a eficiência da gestão para atrair novos investimentos e ampliar a produtividade.

“A atividade ininterrupta dos portos ofereceu as condições necessárias para o Brasil não parar e garantir o abastecimento de toda a sociedade”, ressaltou o diretor-presidente da CDRJ, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira. Como instrumentos estratégicos para o país, observou que os portos precisam contar com gestores com visão ampla para que sejam eficientes e eficazes. “Somente no último mês de agosto, os portos administrados pela CDRJ registraram a movimentação de 5,16 milhões de toneladas, o maior índice mensal desde dezembro de 2018 e 21,7% a mais do que as operações realizadas em agosto de 2019”.

Laranjeira destacou que, para o futuro, a administração dos portos deve “cuidar da atratividade de suas instalações”, incluindo os acessos terrestres e os serviços de dragagem, especialmente nos canais de navegação que mais exigem manutenção. O diretor-presidente da CDRJ disse, ainda, esperar que a implantação do BR do Mar - programa de incentivo à cabotagem - possa ajudar o Rio de Janeiro a atrair novas cargas para seus portos, tornando-se um estado ainda mais atuante no transporte marítimo.

O ENAPH é fruto da parceria entre o Fórum Nacional Brasil Export e a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph). A moderação desse 2º webinar coube à Mayhara Chaves, presidente da Abeph e da Companhia Docas do Ceará (CDC). Ela destacou a importância de integrar a logística brasileira, garantir um ambiente de segurança jurídica para investidores, aprimorar cada vez mais a gestão dos portos e integrar as hidrovias aos portos marítimos. Também participaram do evento a diretora-presidente do Porto de Cabedelo, Gilmara Temóteo; o diretor-presidente da Companhia Docas do Pará (CDP), Eduardo Bezerra; e o superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.