Santos Brasil promove 2ª edição do workshop O Porto é Delas e reforça protagonismo feminino no setor portuário
Encontro reuniu mais de 100 mulheres líderes e debateu os desafios e avanços na construção de um setor mais diverso, inclusivo e sustentável
A segunda edição do workshop O Porto é Delas, iniciativa da Santos Brasil criada para valorizar e fortalecer o protagonismo das mulheres no setor portuário e logístico, reuniu mais de 100 lideranças entre executivas da própria Companhia e de outras empresas do segmento, representantes do governo e especialistas em ESG e inovação na última quarta-feira (26), na Casa Lide, em São Paulo. O evento foi totalmente organizado e realizado por mulheres.
O objetivo do encontro foi debater os desafios e avanços na construção de um setor mais diverso, inclusivo e sustentável — especialmente em áreas historicamente masculinas, criando um espaço de troca de experiências, escuta ativa e inspiração mútua. A ação também faz parte da agenda de diversidade e inclusão da Santos Brasil, que tem como meta atingir 35% de mulheres na liderança até 2030.
A abertura oficial foi conduzida por Flávia Takafashi, diretora da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), e Fernanda de Carvalho Leite Coutinho, coordenadora-geral do Ministério de Portos e Aeroportos.
A programação contou com três painéis temáticos. Futuro Sustentável: Resiliência Climática e Net Zero trouxe Carina Dolabella Pereira, coordenadora da Assessoria de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo; Denise Goto, coordenadora de Comunicação Institucional na Toyota do Brasil, e Mariana Xavier Nicoletti, professora e coordenadora do Programa Adapta - Adaptação à Mudança do Clima e Gestão de Risco de Desastres no Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP.
O segundo painel, Liderança Transformadora: Equilibrando Resultados, Inclusão e Bem-Estar para Alta Performance, contou com líderes e empreendedoras reconhecidas por sua atuação na promoção da diversidade: Ana Fontes, presidente e fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora) e vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil; Cris Kerr, presidente e fundadora da CKZ Diversidade, e Louise Esposito, gerente Brasil de Operações Marítimas na DHL Global Forwarding.
Já Inovação na Logística: Transformando a Experiência do Cliente com Tecnologia e Sustentabilidade abordou inovação, digitalização e jornada do cliente, com a participação de Erika Jamas Garcia, diretora Comercial Brasil na CMA CGM; Priscilla Bueno, Chief Transformation Officer e Board Member na CRAFT, e Luanda Pitombo, gerente comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil.
Os painéis contaram com líderes da Santos Brasil na mediação. Béatrice de Toledo Dupuy, gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade, no primeiro; Lúcia Coraça, diretora de Excelência de Gestão, Processos, Projetos e SSMA, no segundo; e Fabíola Baccarin, gerente executiva de Customer Experience, no último.
O encerramento ficou por conta de Cristina Nascimento de Melo, desembargadora do TRF-3, que falou sobre os desafios em sua trajetória de sucesso.
Movimento X projetos
Idealizadora da inciativa, Béatrice de Toledo Dupuy diz que, mais do que um evento, O Porto é Delas é um movimento. "É um espaço construído com muito cuidado e escuta, onde as mulheres podem se enxergar, se conectar e se fortalecer. Com o sucesso desta segunda edição, O Porto é Delas se consolida como uma das principais iniciativas da Santos Brasil na valorização da presença feminina no setor, reconhecendo e celebrando as mulheres que ajudam a movimentar o porto com competência, sensibilidade e visão de futuro".
A Santos Brasil também desenvolve projetos sociais voltados ao empoderamento feminino em comunidades do entorno de suas operações, como o Projeto Mãos que Transformam, com a capacitação de mulheres para atuarem como manicures, pedicures e designers de unhas, e a parceria com o Instituto Gremar, por meio da Rede de Mulheres pela Vida Marinha, que reutilizam materiais de pesca descartados para a confecção de artesanatos. Ambos, geradores de renda.
Como acontece em todos os eventos organizados pela Santos Brasil, as emissões de CO2 geradas com a promoção do workshop serão compensadas pela Companhia por meio da aquisição de créditos de carbono.
A primeira edição de O Porto é Delas aconteceu em março do ano passado no Tecon Santos, um dos maiores terminais de contêineres da América Latina e o mais eficiente do País, administrado pela Santos Brasil no Porto de Santos (SP).

Notícias do dia
-
Acordos
Porto de Santos e Associação Comercial de São Paulo firmam parceria para impulsionar...
-
Portos
Armando Monteiro Bisneto busca apoio em Brasília para projetos estratégicos do Porto...
-
Cabotagem
Norcoast aposta na expansão da cabotagem com integração logística
-
Cabotagem
Aliança amplia soluções e aposta em logística multimodal para impulsionar crescimento...
-
Feira Intermodal
Rhenus Logistics estreia na Intermodal South America 2025
-
Sustentabilidade
Ambipar mostra o caminho para a sustentabilidade na Intermodal
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.