Logística urbana e omnichannel impulsionam negócios da FM Logistic

A FM Logistic divulgou os resultados financeiros para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2022. A empresa registrou um faturamento de 1,52 bilhão de euros, aumento de 10,7% em relação ao ano anterior, reflexo do dinamismo crescente das vendas omnichannel com as atividades de e-commerce.

O EBIT (lucro antes de juros e impostos) totalizou 31,5 milhões de euros. O período foi marcado por grandes investimentos para apoiar startups e projetos de automação, cujos benefícios serão analisados no longo prazo. Conforme Jean-Christophe Machet, CEO da FM Logistic, mais uma vez – apesar das intempéries no cenário econômico e das tensões nas cadeias globais de abastecimento, a empresa demonstrou força e resiliência.

“O omnichannel e o e-commerce seguem fortalecendo os resultados com 60% de impacto nos negócios, com a assinatura de 262 milhões de euros em novos contratos. Mesmo com diversos problemas no âmbito econômico global, nossas equipes demonstraram enorme resiliência e compromisso intenso em concluir os projetos mais completos para os clientes”, comentou.

De acordo com Machet, o ano de 2021 foi marcado pela implementação do plano estratégico denominado “Powering 2030”, que tem como objetivo central a intensificação da importância em ter uma cadeia logística sustentável. “A questão climática e a preocupação com o meio ambiente é um tema que envolve a todos e queremos estar entre as empresas que realmente fazem os processos aconteceram”, ressaltou.

Negócios crescentes em soluções omnichannel e logística urbana

Os novos contratos conquistados em 2021 e 2022 refletem a dinâmica do aumento dos negócios na Europa e Ásia, principalmente, com clientes internacionais do setor FMCG (Fast Moving Consumer Goods – Bens de Consumo Rápido). As plataformas logísticas multiclientes e a ampla experiência da FM Logistic no segmento de transporte permitiram o avanço da expertise corporativa, o que é essencial para o desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento omnichannel sustentável.

Para sustentar o forte crescimento, a cadeia de pet shop Maxi Zoo confiou à FM Logistic a operação logística de suas 263 lojas na França, bem como a preparação e envio dos pedidos de e-commerce. O CD de 57 mi m2 localizado em Savigny-sur-Clairis administra um estoque de 15 mil itens e processa em torno de 5 milhões de pedidos por ano, incluindo 1,2 milhão realizados por consumidores no ambiente digital. Para 2022, a expectativa é de que consumidores alemães e poloneses da Maxi Zoo movimentem em torno de 3 milhões em produtos. Um novo armazém de 35 mil m2 também será dedicado à esta atividade em Glogów (Polônia).

No entanto, o crescimento das entregas domésticas é acompanhado pelo aumento da poluição, congestionamento nas grandes cidades e escassez de espaço de armazenamento local. Com isso, a demanda por soluções de logística urbana aumentou e a Espanha é um dos países que estão na vanguarda.

Com isso, o serviço de logística urbana da FM denominado Citylogin no mercado espanhol dobrou o faturamento no ano passado e ultrapassou mais de 600 colaboradores envolvidos no processo. Além disso, abriu escritórios em novas cidades como Barcelona, Huelva e Badajoz, atingindo 13 localidades atendidas. A frota para atendimento regional já ultrapassa 370 veículos, sendo que 120 são com motores alternativos.

Ainda na Espanha, um centro logístico subterrâneo da FM Logistic foi instalado sob s Plaza Mayor em parceria com a Autoridade de Transportes de Madrid (EMT). O projeto Citylogin é o responsável por distribuir os produtos adquiridos por e-commerce por consumidores espanhóis. Sete triciclos elétricos fazem entregas em menos de duas horas na capital. Eles podem transportar até 420 kg de mercadorias e percorrer 80 km com uma única carga.

Cadeias de abastecimento cada vez mais sustentáveis e resilientes

Em linha com as estratégias definidas no plano Powering 2030, a FM Logistic continua avançando no desenvolvimento de cadeias logísticas mais sustentáveis. Entre as principais realizações de 2021:

- Redução no uso de plástico: no Brasil, a FM Logistic apoia a Henkel na redução de emissões de CO2, graças às entregas com veículos elétricos a partir do CD de São Paulo que também é equipado com painéis solares. O papel kraft substituiu o plástico nas embalagens. O resultado obtido corresponde a 94% menos plástico utilizado na operação e uma redução de 30% nos custos operacionais.

- Estações de produção de hidrogênio verde: no CD próximo a Madri, a FM Logistic instalou uma estação de produção de hidrogênio verde que funciona com energia solar e tem capacidade de gerar 45 kg por semana. A eletricidade necessária vem dos painéis fotovoltaicos.

- Relatório de impacto dinâmico: a empresa desenvolveu, em parceria com a consultoria EY, uma ferramenta para reportar os impactos socioambientais de suas atividades. Ao medir os efeitos positivos e negativos, a FM Logistic oferece aos clientes, colaboradores e parceiros informações transparentes para orientá-los na tomada de decisões.

“Este é um passo importante para uma logística mais sustentável e uma ilustração tangível do nosso desejo de criar mudanças positivas para nossos colaboradores, clientes e toda a sociedade”, acrescentou Jean-Christophe Machet.

Projeções para 2022 e 2023

As tensões geopolíticas e econômicas, bem como a inflação, pesarão sobre o resultado operacional e as receitas da FM Logistic em razão da forte presença no Leste Europeu. No entanto, o modelo de negócio da empresa aliado à uma forte dinâmica comercial e controlo de custos reforçado, permitirá reduzir o impacto e manter o planejamento determinado pelo Powering 2030.

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