Mercado de estética impulsiona crescimento de logística de cadeia fria

A Temp Log, empresa especializada nos serviços de armazenamento, fracionamento e transporte para a indústria farmacêutica, registrou um crescimento de 41% na movimentação de produtos durante o primeiro semestre de 2022, comparado ao mesmo período do ano passado. A alta foi impulsionada pelo mercado da estética e pelos procedimentos de harmonização orofacial. Atualmente, a Temp Log é responsável por 40% de toda a movimentação de toxina botulínica, ácido hialurônico e hidroxiapatita de cálcio no país.

Segundo o relatório Aesthetic Medicine Market Size & Growth, a projeção é de que, de 2022 a 2030, haja uma expansão de 14,5% (taxa de crescimento anual composta) no faturamento de estética. O mesmo estudo mostra que, no ano passado, o segmento de procedimentos minimamente invasivos teve participação superior a 50% no mercado mundial. Para os próximos cinco anos, a expectativa é de que o mercado global de injetáveis estéticos cresça de 12% a 14% ao ano, informa pesquisa da consultoria McKinsey, de 2021.

Para o diretor comercial da Temp Log, Ricardo Canteras, o crescimento do mercado refletiu nas movimentações da empresa. “A toxina botulínica e o ácido hialurônico foram os produtos mais movimentados durante o período. Sabemos que o mercado de estética sempre foi historicamente muito forte no Brasil, mas podemos observar claramente um aumento da demanda neste período pós pandemia”, destaca.

Canteras acredita que o mercado está aquecido e a tendência é seguir crescendo. “Considerando o perfil de clientes que já atendemos, não só houve uma retomada, como o volume de entregas já supera os patamares que tínhamos antes da pandemia. Isto se deve a medidas como a imunização da população, fazendo com que haja normalização da circulação de pessoas e do consumo de maneira geral, o que dá mais segurança às empresas que estão voltando a investir mais comercialmente”, disse.

Além do aquecimento do setor de estética, o executivo credita o crescimento à estratégia da empresa, que, mesmo com o aumento na demanda, manteve o lead time de entregas dentro do prazo acima de 96%. A conquista deste índice é o resultado de um planejamento, com base em estudo de possibilidades operacionais para multimodais, buscando identificar o formato mais apropriado para o perfil de cada produto. “Do total de entregas do período, em média, 70% delas foram feitas em até 24 horas”, lembrou.

Ações preventivas também garantiram o sucesso no semestre. “Nosso departamento de qualidade desenvolveu treinamentos específicos e recorrentes para os parceiros regionais, com a finalidade de sanar possíveis falhas operacionais. Outro ponto importante foi o olhar mais apurado para os custos: adotamos uma ferramenta de controle de fretes para melhorar o gerenciamento e seguimos investindo em tecnologia”, finalizou.

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