Santos Brasil implementa centro de logística em siderúrgica no interior de SP

Contrato prevê gestão logística integrada da atividade portuária e ferroviária de todos os perfis de produtos e matérias-primas movimentados na unidade

A Santos Brasil, empresa referência em operações portuárias e logísticas, acaba de instalar na planta de Pindamonhangaba da Novelis, a principal fabricante de produtos laminados planos e a maior recicladora mundial de alumínio, uma base logística para fazer de forma integrada a gestão e transporte de toda a carga produzida pela unidade.

O contrato, com duração de dois anos e renovável, foi firmado no fim do segundo semestre de 2019 e é resultado de um meticuloso processo em que a Santos Brasil concorreu com alguns dos maiores players globais do setor logístico. Segundo Wagner Toffoli, diretor comercial logístico da Santos Brasil, a empresa teve ao seu favor uma proposta técnica e robusta do ponto de vista operacional, que contemplou a integração de ativos, segurança e tecnologia sob o mesmo escopo. Além desses fatores, contaram a favor a cultura de compliance da empresa e o know-how prévio no atendimento a outros clientes.

Para atender a siderúrgica, a Santos Brasil concebeu, em tempo recorde, um sistema integrado de logística com uma torre de controle que permite toda a coordenação de fluxo de carga intraporto - importação, exportação e cabotagem - da fábrica em Pindamonhangaba para o Porto de Santos e vice-versa. A integração contempla toda a movimentação no pátio da unidade, gestão do estoque, controles operacionais e, ainda, a gestão dos armazéns que alimentam as linhas de produção.

Os serviços prestados pela operadora foram customizados para atender a todos os perfis de matéria-prima e produtos da empresa, com gestão dos modais, em especial o ferroviário, a partir de um ramal construído pela siderúrgica em sua planta especificamente para atender a demanda.

Geração de empregos e sustentabilidade

Para a nova operação, a Santos Brasil contratou cerca de 40 profissionais, selecionados e treinados seguindo os rigorosos padrões da Companhia. Com esse time, além dos serviços logísticos integrados, também será criado um inventário sobre as operações para quantificar a redução de emissões de carbono, uma vez que o modal ferroviário impacta menos que o rodoviário.

Para Toffoli, segurança, redução de custos e operações mais sustentáveis são essenciais para este modelo de logística que visa os fluxos de inboud e outbound centralizados nos terminais da Santos Brasil e concentrados no modal ferroviário de e para planta. "Operações logísticas como as implementadas na fábrica de Pindamonhangaba são os grandes drivers de crescimento da Santos Brasil, pois significam operações mais complexas e completas, além de confirmar o foco "do porto à porta" da companhia", afirma.

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