Transportadores se prepararem para aumentos na sobretaxa de combustível

Transportadores estão sendo alertados para se prepararem para fatores de ajuste de bunker mais altos, além das já altas taxas de frete, à medida que as transportadoras buscam recuperar os custos crescentes de combustível. “Os preços do combustível de bunker são afetados pelos custos crescentes de energia em todo o mundo e as escaladas recentes também terão um impacto nas taxas nos próximos meses”, disse o presidente-executivo da Sea-Intelligence, Alan Murphy.

Os preços dos combustíveis caíram drasticamente no início da pandemia, à medida que a demanda global diminuía. Isso coincidiu com a introdução das novas regras de enxofre da Organização Marítima Internacional nos regulamentos de 2020 e tirou a dor da cauda quando o mandato para usar purificadores ou combustível com baixo teor de enxofre foi introduzido. Desde o choque inicial, entretanto, o preço do combustível se recuperou e agora está em níveis não vistos há vários anos, com o combustível IFO380 de volta para US $ 530 por tonelada. Para navios sem purificadores que exigem VLSFO, o custo aumentou para US $ 630 por tonelada.

“Os recentes aumentos de preços levaram a que os preços do combustível do VLSFO agora rivalizassem com a situação no final de 2019 e início de 2020, onde os problemas da cadeia de abastecimento relacionados à introdução gradual do IMO2020 causaram um aumento temporário no preço do combustível”, disse Murphy.

No entanto, o prêmio de preço entre o combustível com baixo e alto teor de enxofre permaneceu estável em cerca de US $ 100 por tonelada desde o início de 2021, indicando que os aumentos de preços eram “endêmicos” e baseados em aumentos subjacentes no preço do petróleo. “Isso, por sua vez, também significa que a vantagem relativa de ter depuradores e comprar IFO380, em comparação com não investir em depuradores e comprar VLSFO, não mudou materialmente ao longo de 2021”, disse ele.

Existem, no entanto, variações regionais no custo dos bunkers, especialmente para combustível com baixo teor de enxofre. Os portos maiores de abastecimento foram capazes de oferecer um desconto de cerca de US $ 20 por tonelada em relação aos seus rivais menores. Este não foi o caso com o IFO380, indicando que os problemas da cadeia de suprimentos relacionados à pandemia estavam afetando o setor de abastecimento também.

“Em essência, a conclusão é muito clara”, disse Murphy. “Os preços do combustível de bunker aumentaram drasticamente, e o aumento prevalece tanto no IFO380 quanto no VLSFO.” Não importa se os navios usaram purificadores ou VLSFO mais caro, acrescentou.

“Todo o transporte de contêineres está sujeito a um aumento acentuado. Isso, por sua vez, significa que em breve começaremos a ver uma escalada nas sobretaxas de bunker aplicáveis a todas as negociações, por sua vez, adicionando mais pressão a um ambiente de taxas de frete já muito altas ”.

Fonte: Lloyd's List

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