Asia Shipping comemora 25 anos com expectativa de crescimento de 10% em 2021

Asia Shipping avança 13 posições no 2021 Top Ocean Freight Forwarders

Considerada a maior integradora de cargas da América Latina, a Asia Shipping completa 25 anos com duas grandes metas: crescer pelo menos 10% em 2021 e se tornar a maior transportadora porto-porta do País. A empresa, que acaba de receber o selo GPTW como uma das Melhores Empresas para se trabalhar no Brasil, atua na gestão dos processos logísticos de mercadorias tanto na importação quanto exportação, utilizando os modais aéreo, marítimo e rodoviário, tendo como o principal tráfego América Latina-Ásia.

“Ficamos muito felizes com a conquista do selo da GPTW, pois reforça o nosso investimento em pessoas e na manutenção de um clima organizacional de cooperação e entusiasmo, que também reflete na experiência diferenciada proporcionada aos nossos clientes”, afirma Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping.

Apesar dos desafios impostos pela pandemia e aumento dos fretes, a companhia conseguiu manter os prazos de entrega e contribuir na ampliação de market share de vários clientes. É o caso da Caoa Chery, que saltou da 24ª posição no Brasil, em 2017, para a 11ª em 2020, com expectativa de melhorar ainda mais sua posição no curto prazo”, destaca.

A multinacional brasileira começou com o agenciamento de carga em 1996 e, em 2005, já era líder na importação marítima. Em 2008, iniciou as operações de Despacho Aduaneiro e, três anos depois, o transporte de Cargas Projeto e armazenagem. Em 2017, a Asia Shipping atingiu a 40ª posição entre os maiores agentes de carga no mundo. Em 2019, abriu o escritório na Alemanha e concluiu a implantação de uma plataforma global. No ano passado, a integradora de cargas movimentou quase 400 mil TEUs, o que demonstra seu potencial de crescimento, mesmo em cenários adversos.

“Tivemos um resultado flat em 2020, mas pela movimentação do primeiro trimestre, nossa expectativa é crescer, no mínimo, dois dígitos este ano, ampliando ainda mais nossa participação nos segmentos automotivo, farmacêutico, industrial e varejista”, enfatiza Pimenta.

Presente em 11 países, com 39 escritórios e mais de 1.000 colaboradores, a Asia Shipping faz parte do ranking das 50 maiores empresas de freight forwarder da Transport Topics. No levantamento de 2021, a empresa ocupa a 34ª posição (391.820 TEUs), um avanço de 13 posições em relação ao ranking anterior de 2020, quando estava na 47ª posição com uma movimentação de 195.000 TEUs.

“Atuamos como uma consultoria preditiva, que disponibiliza seu know how em inteligência de mercado para ajudar os clientes na definição dos serviços que melhor atendam às suas expectativas de negócios. Usando soluções como Big Data e Inteligência Artificial, conseguimos mapear dados relevantes da operação e, a partir deles, tomar decisões e construir estratégias mais assertivas e eficazes para cada um dos nossos clientes”, garante Rafael Dantas, diretor comercial da Asia Shipping.

Segundo Dantas, uma das metas este ano é transformar a Asia Shipping na maior transportadora porto-porta do País, utilizando a cabotagem e o transporte rodoviário. Com a cabotagem é possível transportar grandes volumes de cargas, de forma prática e segura. A rota é feita com previsibilidade de horários e percursos, facilitando o acompanhamento da carga. Já o rodoviário possui mais capilaridade, o que facilita a logística e a distribuição para regiões mais remotas, onde nem sempre a cabotagem chega. “Uma abordagem de logística integrada é muito mais inteligente e vantajosa”, ressalta.

Atualmente, a Asia Shipping oferece três serviços conectados para proporcionar uma operação mais ágil e isenta de erros:

LCL

A modalidade Less Container Load (LCL) oferece às empresas que não têm carga suficiente para um contêiner a possibilidade de importar ou exportar, compartilhando o contêiner com outros clientes. O LCL é um dos serviços logísticos mais vantajosos, já que oferece economia e otimiza a estratégia de comércio internacional. A Asia Shipping oferece mais de 30 serviços de importação de carga consolidada usando LCL. Na prática, as mercadorias são recebidas no armazém, onde a consolidação é feita em pequenos lotes para, na sequência, seguir a rota até o porto de destino.

Desembaraço aduaneiro

Com os produtos já no Brasil, ainda no porto, a Asia Shipping também se responsabiliza pelo desembaraço aduaneiro dos bens importados. O despacho aduaneiro é feito por profissionais qualificados que acompanham todo o processo, incluindo a verificação da carga e dos documentos. O desembaraço aduaneiro pode demorar, no mínimo, 8 dias para ser concluído, se não houver divergências. Com um parceiro logístico, é possível garantir agilidade e assertividade nesta etapa.

Transporte rodoviário

Com a carga liberada pela Receita Federal, a próxima etapa é providenciar a entrega dos produtos importados no destino final. Para tanto, a Asia Shipping oferece três serviços de transporte rodoviário:

  • Transporte rodoviário dedicado: nesta modalidade, a carga é exclusiva do cliente, saindo do terminal portuário direto para o destino final.
  • Transporte rodoviário LTL (Less than TruckLoad): a carga é consolidada em um caminhão com mercadorias de outros clientes. Do armazém, o veículo segue para fazer as entregas de uma determinada região.
  • DTA Hub: é o serviço logístico que permite a remoção da carga do porto de Santos, mesmo sem ela ter sido nacionalizada. Dessa maneira, usando a consolidação de mercadorias no transporte rodoviário, a carga segue até o destino final, onde o desembaraço aduaneiro é realizado. 


“Ao investir em uma estratégia de logística integrada, o cliente pode obter algumas vantagens, como ter um único parceiro logístico que fará o serviço de três – freight forwarder, despachante aduaneiro e transportadora -, reduzindo chances de erro. Além disso, o cliente consegue direcionar recursos e esforços para as demandas estratégicas de seu negócio, além de acompanhar todo o processo logístico de ponta a ponta”, finaliza Rafael Dantas.

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