DHL Global Forwarding assina acordo com a Hapag-Lloyd para o uso de biocombustíveis avançados

Um dos acordos mais significativos até hoje entre uma transportadora marítima e um transitário, a DHL Global Forwarding assinou um acordo com a Hapag-Lloyd para o uso de biocombustíveis avançados. Como passo inicial, a Hapag-Lloyd enviará 18.000 TEU do volume da DHL usando biocombustíveis avançados, o que equivale a uma redução de 14.000 toneladas de emissões de CO2 Well-to-Wake*.

As duas empresas compartilham a visão de descarbonizar o transporte e a logística de contêineres. Com seu projeto, eles demonstram a escalabilidade das soluções de transporte sustentável e a relevância dos combustíveis sustentáveis no mercado atual. Como pioneiras, tanto a DHL quanto a Hapag-Lloyd estão prometendo um padrão uniforme da indústria, seguindo a abordagem de inserção.

“A descarbonização do transporte pesado é um desafio importante que toda a indústria precisa repensar. É por isso que estamos muito orgulhosos de ter encontrado um parceiro na Hapag-Lloyd que compartilha as mesmas ambições para um mundo neutro em relação ao clima, ancorado no Acordo de Paris. Juntos, queremos pavimentar o caminho para Book & Claim e mecanismos de inserção para facilitar o uso de combustíveis sustentáveis pelos transportadores”, diz Dominique von Orelli, chefe global de frete marítimo da DHL Global Forwarding.

Os biocombustíveis avançados são baseados em matérias-primas biológicas, como óleo de cozinha usado e outros produtos residuais. Este material é usado para fabricar um éster metílico de ácido graxo (FAME), que é então misturado com proporções variadas de óleo combustível com baixo teor de enxofre. Comparado aos combustíveis padrão, este produto de biocombustível puro reduz as emissões de gases de efeito estufa em mais de 80%.

“Estamos muito felizes por ter assinado este contrato de uso de uma quantidade considerável de biocombustível avançado com a DHL, pois compartilhamos os valores e a ambição de proteger nosso meio ambiente e avançar para um futuro mais verde. O biocombustível desempenhará um papel significativo nos próximos anos em nosso caminho para nos tornarmos zero carbono líquido até 2045. Este projeto nos aproximará mais de oferecer aos nossos clientes transporte movido a biocombustível como um produto comercial e, assim, apoiá-los em seus esforços para reduzir sua pegada de carbono”, diz Danny Smolders, diretor administrativo de vendas globais da Hapag-Lloyd.

Em linha com a estratégia de sustentabilidade da DHL e da Hapag-Lloyd para atingir emissões líquidas zero até 2050 e 2045, respectivamente, ambas as empresas estão comprometidas em fornecer soluções logísticas sustentáveis e acesso a combustíveis sustentáveis que apoiarão a descarbonização do setor.

Hapag-Lloyd encomenda seis navios porta-contêineres de 23.500 movido à GNL

A Hapag-Lloyd vem testando biocombustíveis avançados desde 2020 e oferece uma solução de transporte com redução de carbono utilizando misturas de biocombustíveis em vez do tradicional óleo combustível marinho fóssil (MFO). A redução resultante nas emissões de dióxido de carbono equivalente (CO2e) pode ser oferecida como um “Produto Verde” com base em Unidade Equivalente a Vinte Pés (TEU) e, assim, transferida para os clientes para ajudar a reduzir suas emissões de Escopo 3.

O serviço DHL GoGreen Plus abre caminho para a transição para um transporte limpo e sustentável. Como parte do GoGreen Plus, os clientes da DHL recebem várias soluções para minimizar as emissões relacionadas à logística e outros impactos ambientais ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Portanto, as emissões de CO2 são reduzidas tanto no frete aéreo quanto no marítimo e, além disso, a parte restante da cadeia de suprimentos é neutra em relação ao clima pela compensação total das emissões do ciclo de vida.

As reduções de emissões também ajudam os clientes da DHL a atingir suas metas climáticas. Com o mecanismo “Book & Claim”, a DHL pode repassar os benefícios da redução das emissões de gases de efeito estufa (emissões de Escopo 3) para seus clientes. 

O produto que oferece GoGreen Plus faz parte do roteiro de sustentabilidade de médio prazo do Grupo para 2030 e contribui para a meta de ter pelo menos 30% dos requisitos de combustível cobertos por combustíveis sustentáveis. Para reduzir as emissões de CO2 de acordo com o Acordo Climático de Paris, o Grupo gastará 7 bilhões de euros em combustível sustentável e tecnologias limpas até 2030.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.