Sequoia divulga resultado do 1º Trimestre/21 com

Expansão de 101% na Receita Bruta e 146% no EBITDA Ajustado

A Sequoia Logística e Transportes S.A. ("Sequoia" ou "Companhia"; B3: SEQL3), uma das maiores empresas operadoras logísticas de e-commerce e tecnologia do país, divulgou hoje os resultados do 1º trimestre de 2021.

A Receita Bruta registrada no 1º Trimestre de 2021 atingiu R﹩ 387,2 milhões, impulsionado principalmente pelo segmento B2C, resultado das mudanças no comportamento dos consumidores desde o início da pandemia, com aumento exponencial do consumo de produtos pelo e-commerce.

O B2B também apresentou crescimento, mesmo com o fechamento das lojas físicas, shoppings e comércio, o que demonstra a evolução da Companhia tanto no aumento do share of wallet em sua base de clientes, como na aquisição de novos clientes de forma orgânica e inorgânica.

Além do crescimento da receita, a Companhia apresentou evolução na margem bruta em relação ao 1T20, reflexo do aumento de produtividade e ganhos de escala na operação, como resultado direto dos investimentos em tecnologia e automação.

Como resultado o EBITDA Ajustado foi de R﹩ 30,6 milhões, expansão de 146% versus o obtido no 1º Tri do ano passado, com ganho de margem de 1,9 p.p..

Importante ressaltar que o primeiro trimestre do ano é sempre impactado pela sazonalidade das linhas de transporte reflexo da sazonalidade do varejo, tendo uma menor diluição dos custos fixos, efeito a ser recuperado ao longo do ano.

"Estamos muito felizes com resultado da Companhia. Nosso expressivo crescimento foi alavancado pelas mudanças no comportamento dos consumidores desde o início da pandemia, com aumento das compras on-line, além das nossas aquisições e expansão para novos segmentos. Esse resultado reforça nossa robusta estratégia de crescimento orgânico e inorgânico". comenta Fernando Stucchi, CFO e IRO da Sequoia.

Investimentos - Os investimentos da Sequoia são direcionados em sua maioria para expansão/automação de Centros de Distribuição, Hubs e Filiais e tecnologia. No 1T21, o Capex totalizou R﹩ 9,8 milhões, representando 2,5% da receita bruta, em linha com patamar histórico apresentado pela Companhia. O ROIC (Return On Invested Capital) ficou em 35,4% versus 33,7% no 1T/20.

"O número é um reflexo do nosso modelo asset light, que demonstra a cada dia, que escolhemos o caminho correto", explica Stucchi.

Plataforma SFx (Shipping From Anywhere) - Lançada em novembro de 2020 já são mais de 3,3 mil cidades atendidas no país, com 100% das entregas seguras e rastreadas. Entre novembro de 2020 e março de 2021, foram mais de 700 mil entregas somente por meio da plataforma, que segue em expansão.

Aquisições: Prime (Jan’21); Frenet (Mar’21) e Plimor (Mar’ 21) - Desde o início deste ano, a Companhia manteve o ritmo de aquisições estabelecido no pipeline de M&As e concluiu a compra de grandes players do segmento como Prime e Frenet e anúncio de intenção de compra da Plimor.

Follow-On bem-sucedido- A Sequoia concluiu seu primeiro Follow-on que captou R﹩894 milhões, com demanda três vezes superior à oferta original. Desse montante, R﹩ 199 milhões entraram no caixa da Companhia e serão utilizados na estratégia de expansão.

Profile - A Sequoia foi criada em 2010 por Armando Marchesan Neto, acionista e CEO da empresa desde 2012, e Decio Alves, para atender principalmente o mercado de comércio eletrônico.

Desde 2013, o grupo diversificou de forma orgânica com a entrada em novos segmentos estratégicos, como o de material educacional e sistemas de ensino, que é um segmento relevante pela sazonalidade, logística para empresas de vendas diretas de cosméticos, Telecom, dentre outros. Em 2016, houve a aquisição da Yep Log, especializada em logística e TI para mercado financeiro e bancos.

Já em 2018, a Sequoia conclui a compra da TexLog, do setor de entregas expressas para o ecommerce e focada na região Sudeste. No ano seguinte reforçou suas operações no Nordeste com a aquisição da Nowlog. Em 2020, a empresa concluiu a compra da Transportadora Americana - TA, empresa renomada no setor de entrega expressa B2B, com forte atuação nas regiões Sul e Sudeste. E adquiriu a Direcional Transportes, especializada em e-commerce de produtos pesados (como, por exemplo, eletrodomésticos da "linha branca"). Em outubro de 2020 realizou abertura de capital na B3.

Neste ano, até o momento foram 3 aquisições: Prime Express, especializada em transporte e logística de produtos grandes para o segmento B2C; Frenet para soluções digitais de transporte para o mercado B2C e Transportadora Plimor do ramo de transporte de e-commerce leve (até 30kg) e carga fracionada (less than truckload ou "LTL"), consolidando-se como um dos principais players de logística de e-commerce.

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