OANDA - Avanços no tratamento do vírus refletem em otimismo no mercado de ações, recuperação da China, volatilidade do petróleo e ouro brilha

Por Edward Moya, analista de mercado financeiro da OANDA

A recuperação do mercado de ações pode estar aqui para ficar, já que Wall Street se torna cautelosamente otimista quando um tratamento para o coronavírus está se aproximando. O medicamento antiviral da Gilead Science, o Remdesivir, mostrou resultados promissores da Medicina da Universidade de Chicago. Os pacientes mostraram amplamente “recuperações rápidas de febre e sintomas respiratórios”. É alto o otimismo de que o Remdesivir possa se tornar o primeiro tratamento aprovado contra o COVID-19.

A estratégia de reabertura dos EUA, juntamente com grandes esperanças de que o tratamento com coronavírus esteja próximo, pode significar que a baixa de março chegou ao fundo do mercado. A estratégia de reabertura da primeira fase significa que os americanos podem voltar a cinemas, restaurantes, igrejas e academias.

A recuperação em forma de V, no entanto, enfrentará riscos de reinfecções e danos permanentes causados a certos setores da economia. As ações estão subindo hoje e podem continuar por mais alguns dias, já que alguns investidores acreditam que o pior já passou. A cura para o coronavírus é um ponto decisivo, mas isso ainda não está no futuro imediato. O reinício de Trump da economia americana tem potencial para ser bastante demorado, pois as cidades maiores provavelmente permanecem no modo de bloqueio por muito mais tempo do que o que acontece no Centro-Oeste.

Enquanto os investidores se preparam para o fim de semana, o otimismo de hoje pode durar pouco, já que a dura realidade é que os especialistas em saúde pressionarão por uma reabertura segura das economias e que não desencadearão uma recuperação econômica imediata. A economia dos EUA se recuperará, mas muitas pedras estão no caminho para garantir um aumento constante nas ações.

China

A segunda maior economia do mundo estendeu toda a sua roupa econômica suja do primeiro trimestre. A China sofreu sua primeira contração em décadas e a linha de base de como as coisas pioraram parece ser um pouco menor do que muitos economistas previam.

Os investidores estão se concentrando em quaisquer filas na recuperação da China. Todas as más notícias foram pesadas e agora o que todos querem saber é onde está a demanda, agora que a produção foi retomada.

Petróleo

A volatilidade do preço do petróleo entrou em alta, à medida que os contratos rolam, reabrindo as esperanças nos EUA, oferecendo algum alívio à demanda bruta, mas as condições de excesso de oferta persistem, à medida que os produtores são forçados a interromper a produção. O consenso permanece em que as condições de excesso de oferta manterão os preços do petróleo pesados. O pacto da Opep+, que reduzirá 10% do suprimento global, pode ter impedido o colapso dos preços do petróleo em apenas um dígito e é completamente insuficiente para fornecer uma razão para se tornar otimista.

O otimismo de que as partes da economia americana começarão a reabrir em maio deve ser positivo para a demanda bruta, mas o problema é que as principais cidades metropolitanas provavelmente levarão muito mais tempo. Os preços do petróleo podem começar a mostrar alguns sinais construtivos, mas provavelmente os vendedores ressurgirão nas manchetes de que os principais limites globais de capacidade de armazenamento foram atingidos.

Ouro

A retração do ouro continua à medida que os investidores se tornam positivos de que os mercados financeiros estão se aproximando do outro lado da pandemia de coronavírus. É provável que o ouro fique abaixo do nível de US$ 1700, à medida que as esperanças de um tratamento contra o coronavírus se aproximam e que os EUA estejam cada vez mais perto de reabrir certas partes da economia. O apetite ao risco está aumentando, mas pode ser exagerado, pois os danos permanentes à economia verão um consumidor americano prejudicado. O ouro continuará sendo sustentado pela carga de estímulos monetários e fiscais que estarão em vigor no futuro próximo. Chamadas recorde de ouro em termos denominados em dólares estão lentamente se tornando o cenário base, para que possamos ver a volatilidade aumentar nas próximas semanas. No caso de uma retração mais profunda, o nível de US$ 1650 permanece o principal suporte.

Bitcoin

Os touros do Bitcoin devem se preocupar com o fato de a maior criptografia do mundo não estar conseguindo se reunir em um dia tão amplo de recuperação de riscos. Grande parte da comunidade de criptografia está se tornando cautelosa com a possibilidade de o recente rali não se manter, pois não veio com volumes crescentes. O Bitcoin e todas as moedas digitais maiores devem se beneficiar do compromisso do Facebook com seu projeto Libra, à medida que o interesse mais amplo crescerá. No curto prazo, as criptomoedas parecem vulneráveis, já que os investidores preferem os movimentos das ações globais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.