Suape Conecta apresenta estratégias corporativas e de sustentabilidade às 224 empresas do território

O Complexo Industrial Portuário de Suape realiza, nesta quarta-feira (25), das 9h às 12h, no Cais do Sertão, no Bairro do Recife, a segunda edição do Suape Conecta. O evento visa fortalecer o relacionamento com as empresas instaladas no território estratégico da estatal portuária. Também é a oportunidade para apresentar as ações e plataformas corporativas e de sustentabilidade implantadas na região, possibilitando a geração de novos negócios em sintonia com o equilíbrio socioambiental.

O Suape Conecta contará com a participação de empresários, prefeitos, secretários municipais, representantes do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa de Pernambuco e jornalistas. Estarão presentes, ainda, integrantes de entidades parceiras, como Senai, Sebrae, universidades, Capitania dos Portos, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Copergás, Compesa, Neoenergia, entre outras.

Os convidados poderão conferir um ambiente completamente pensado para apresentar as diversas iniciativas desenvolvidas por Suape de forma interativa. À disposição dos presentes, haverá um totem onde o novo App Suape será exibido com suas diversas funções, a exemplo do monitoramento das operações, notícias sobre o porto e informações sobre projetos. Uma mesa touchscreen estará disponível para visualização do território por meio do SuapeGEO, ferramenta que une várias tecnologias como geoprocessamento e geolocalização, consolidando informações sobre o território.

Porto de Suape ganha campus avançado da UFRPE

No palco, o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, e os diretores da estatal comandarão a programação. O diretor de Desenvolvimento de Negócios da estatal, Luiz Alberto Barros, fará a apresentação da estratégia de atendimento às empresas, que culminará na assinatura de um convênio de encadeamento produtivo entre Suape e o Sebrae. O acordo prevê a promoção de ações que estimulem a estruturação de micro e pequenos negócios que possam atuar como fornecedores das empresas já instaladas no complexo, a exemplo do que ocorre em Goiana, na Zona da Mata Norte, com a fábrica pertencente ao grupo Stellantis, que produz veículos da Jeep/Fiat.

Para Roberto Gusmão, o Suape Conecta é a oportunidade perfeita para estreitar esse relacionamento com as empresas após as dificuldades impostas pela pandemia. “Estamos vivendo um momento de retomada econômica no Estado após dois anos muito difíceis. Acredito que esse evento proporcionará uma aproximação ainda maior com todos os atores envolvidos no desenvolvimento do nosso porto e da nossa região. Temos uma previsão de grandes investimentos para os próximos anos e, junto com o Sebrae, vamos proporcionar um suporte ainda maior para as empresas com a chegada de fornecedores locais. Acreditamos que Suape está no caminho certo para se tornar, em pouco tempo, um dos três principais portos do Brasil”, pontua.

Após a apresentação inicial do Suape Conecta, haverá o painel: “Práticas inovadoras e sustentáveis para a gestão empresarial”, com a participação de Camila Valverde, diretora de Impacto da Rede Brasil do Pacto Global; Roberto Abreu, diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe); Jorge Jatobá, economista e sócio-diretor da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan); Carlos Cavalcanti, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape.; e o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Luiz Alberto Barros.

Projetos - O Complexo de Suape também vai aproveitar a oportunidade para divulgar para as empresas o Projeto Tô na Feira, iniciativa criada para dar visibilidade às comunidades produtoras do território, divulgando e comercializando seus produtos, que vão desde frutas, hortaliças a artesanato. A partir desse projeto, o governo promove o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico dos agricultores e artesãos participantes. O Tô na Feira é realizado periodicamente no centro administrativo de Suape. Ao longo do evento, serão exibidos vários vídeos dos projetos socioambientais e culturais desenvolvidos por Suape nas comunidades do território estratégico, a exemplo do Suape Incentiva, da Estação Compartilhar, Cine PE, entre outros.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.