Pluscargo Brasil segue com transformação digital e aperfeiçoa plataforma e-PLUS

Com a tecnologia, que envolve solução de CRM (Customer Relationship Management), clientes passam a ter visão completa de suas operações de carga marítima

A Pluscargo Brasil, empresa de serviços integrados de logística internacional pertencente ao Grupo RAS, acaba de aperfeiçoar o e-PLUS, plataforma que envolve a solução de CRM (Customer Relationship Management). Com a nova tecnologia, os clientes passam a ter gestão e visibilidade completa dos processos de carga marítima, desde a solicitação da proposta até o tracking em tempo real da carga, que é informado de acordo com o GPS do navio.

Agora, com apenas um clique é possível ver em qual etapa do processo a carga se encontra e visualizar todas as informações relacionadas. A grande vantagem da interface é a customização da ferramenta, criada com a ajuda de inteligência artificial.

No e-PLUS, o cliente pode fazer acompanhamento de todas as etapas do processo: solicitação de proposta; solicitação de booking; histórico de proposta e variação de frete; geração de proposta personalizada com logo e assinatura; aprovação e alteração do draft; visualização de toda documentação do processo; envio de documentos para o próprio e-mail; geração de relatórios personalizados; visualização de gráficos; localização e previsão de schedule em tempo real via GPS do navio; envio da localização para o próprio e-mail;

De acordo com a managing director da Pluscargo Brasil, Soraya Magdanelo, em função da pandemia, a empresa acelerou a implantação de novas funções na solução em nome da comodidade dos clientes. “A transformação digital já é uma realidade na empresa, mas planejávamos uma introdução gradual ao longo do ano, com etapas mais espaçadas, já que envolvia o treinamento dos clientes e mais alguns testes”, explica.

“Com a digitalização das comunicações, em apenas uma semana, conseguimos desenvolver um treinamento online e preparar a equipe para ajudar na rápida implementação da plataforma para os clientes”, acrescentou a executiva.

Segundo o responsável pelo projeto, Felipe Angusti, o principal objetivo da ferramenta é concentrar toda informação/documentação do processo em um único lugar, diminuir a quantidade de troca de e-mails e passar mais transparência ao cliente com a posição atual e previsão de atracação do navio, por meio de um serviço contratado de GPS marítimo. “Agora, um dos objetivos é adaptar a ferramenta de acordo com a necessidade do cliente para cada vez mais atendê-lo de forma personalizada”, acrescenta.

Recentemente, já no período de treinamento, a solução passou a contar com a integração de sistemas via xml e API, automação de envio de relatório personalizado.

Em função do sucesso do e-PLUS, o Grupo RAS aprovou a implementação da solução e está adontando-a gradualmente nas demais operações localizadas no Uruguai, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, México, Paraguai e Peru.

Mais ferramentas

Outra novidade é que a Pluscargo Brasil acaba de disponibilizar mais um canal de atendimento digital, o WhatsApp. A ferramenta funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, para informações e/ou solicitações de proposta para a empresa.

“Essa é mais uma forma de assegurar a eficiência e a agilidade em nosso atendimento. O foco é mostrar aos clientes que estamos próximos, no canal que eles desejam se conectar conosco. Estamos colocando nosso time de especialistas online, buscando soluções para que os clientes façam os melhores negócios”, comenta Soraya.

Além do WhatsApp, a Pluscargo conta com outros canais de atendimento: o telefone das filiais, direcionado para os celulares das equipes locais durante a pandemia de covid-19, o site e as redes sociais Instagram e LinkedIn.

Para orientar o mercado sobre as rápidas mudanças que estão ocorrendo no segmento de comércio exterior, a Pluscargo também possui um canal no YouTube e no Spotify. As entrevistas são feitas com especialistas da empresa e renomados profissionais do mercado, que apresentam diversas soluções para os problemas atuais enfrentados pelas empresas.        


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.