Tecnologia para gerenciamento de transportes

Com novo software, a Cantu Pneus espera reduzir em mais de 60% o tempo dos processos logísticos

Fundada em 2006, a Cantu é atualmente a maior importadora de pneus do Brasil, emitindo cerca de 30 mil documentos eletrônicos por mês. Com a grande demanda e a complexidade das operações, a empresa deu início a uma sequência de implantações de softwares de gerenciamento, a começar pelo TMS Embarcador transpoFrete da TranspoBrasil. A nova tecnologia vai cobrir a maior parte das operações, desde transportes até o relacionamento com o cliente, passando por armazenagem e vendas físicas e eletrônicas.

As entregas da Cantu são feitas em todas as regiões do país, por meio de 10 centros de distribuição próprios, espalhados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas gerais e Pernambuco. O gerente de operações da companhia, Alexandre Dekker, afirma que a empresa fez essa opção por CDs próprios com o decorrer do tempo: “No começo, os centros de distribuição eram todos terceirizados, mas tínhamos custo alto, pouca agilidade e flexibilidade e baixa responsabilidade na hora de assumir erros e faltas de inventários. Então desde 2010 iniciamos um processo de assumir ou iniciar novas operações e desenvolvemos internamente processos eficazes de controle e ao mesmo tempo ágeis e flexíveis que nos permitiram operar pequenos CDs (1000 a 4000 m²) com baixo custo, baixo índice de erros e com a velocidade e flexibilidade necessária para atender a demanda comercial e manter baixos estoques na cadeia”.

A implantação da tecnologia tem por objetivo de aprimorar a logística outbound, reduzir custos financeiros e operacionais e otimizar os procedimentos. Com os novos sistemas, a Cantu acredita que deva gerar economia de mais de 60% do tempo nos processos atuais de seleção de transportadoras, conferências de fretes, digitação de faturas e gestão de entregas. “O transpoFrete vem para auxiliar na organização e proporcionar maior agilidade tanto nos processos de venda direta de pneus para distribuidores e lojistas quanto nas operações de comércio eletrônico do grupo”, afirma Alexandre Dekker.

Gilson Chequeto, diretor comercial da TranspoBrasil, conta que a implantação está sendo feita em três etapas, a começar pela estruturação do projeto, cadastros de tabelas de fretes, homologação das negociações, treinamentos e integração do transpoFrete ao ERP. As duas fases seguintes envolvem informações precisas relacionadas aos custos de fretes e à equipe de vendas. Primeiro, o software TMS Embarcador será integrado ao CRM, permitindo que vendedores realizem simulações e cotações online de transportes, de forma integrada à plataforma SalesForce.

Em seguida, está prevista a integração do transpoFrete à plataforma de e-Commerce, atividade em que a empresa já configura como principal distribuidora de pneus no País. Segundo Dekker, as vendas online hoje representam 20% do faturamento da Cantu. A TranspoBrasil compreende a importância do segmento para o cliente, e já está preparando a entrega da nova fase: “o objetivo é disponibilizar os processos de simulações de fretes no carrinho de compras, além de incorporar todo o acompanhamento de entregas”, explica Chequeto.

“Além de melhorar as informações para os clientes e toda a área comercial, diminuindo o número de atendimentos pós-vendas, esperamos ainda melhorar o controle sobre a cobrança de fretes, reduzir a necessidade de emissão de cartas de correção e medir de maneira mais precisa o desempenho de entrega de cada fornecedor”, destaca Ramon Otto, coordenador de transportes do Grupo Cantu e gerente do projeto de implantação.

Dekker explica que o primeiro passo foi a escolha do fornecedor e a definição do escopo do projeto, cuja maior dificuldade é o processo de integração: “até agora, o maior trabalho está sendo toda a parametrização de tabelas de preço das transportadoras e praças atendidas por origem. Ainda temos que fazer as integrações entre o TMS Embarcador transpoFrete da TranspoBrasil e o ERP, o CRM e a Plataforma de eCommerce. Acredito que isso será o principal desafio”.

A etapa final consiste em sensibilizar todos os envolvidos, engajando transportadores e outros fornecedores, o que Dekker imagina que deva ser facilitado pelo fato de que parte deles já são atualmente parceiros da TranspoBrasil, “assim como pelo grande volume transportado pela Cantu, o que confere à empresa uma atenção especial e um bom poder de barganha”, afirma o gerente de operações.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.