Air Products e Gunvor vão cooperar no terminal de importação de hidrogênio verde em Roterdã

A Air Products e a Gunvor Petroleum Rotterdam, uma subsidiária integral do Gunvor Group (Gunvor), assinaram um acordo de desenvolvimento conjunto para um terminal de importação em Rotterdam. O acordo responde à demanda acelerada por fontes de energia verde para atender aos objetivos climáticos e à necessidade de diversificar as fontes de energia. Espera-se que o terminal de importação forneça hidrogênio verde para a Holanda em 2026.

Economia Verde do Hidrogênio - O hidrogênio verde é a chave para a transição energética. Tem um potencial significativo para descarbonizar setores difíceis de diminuir, como transporte pesado e indústria. Uma quantidade substancial de energia renovável é necessária para produzir hidrogênio verde. É improvável que a Europa seja capaz de produzir essas quantidades localmente, tornando as importações de hidrogênio verde em larga escala essenciais para atingir as metas estabelecidas no pacote legislativo “Fit for 55” da União Europeia (UE) e REPowerEU. Com este projeto, a Holanda daria uma contribuição importante para as metas de transição energética da UE.

Porto de Roterdã iniciará teste de hidrogênio verde

Principais marcos de desenvolvimento - A assinatura do acordo é um passo importante para uma decisão de investimento que será tomada à medida que as empresas ganharem confiança no marco regulatório, no processo de licenciamento e no apoio financeiro. A certificação do hidrogênio verde é necessária para garantir que a amônia verde importada e o hidrogênio verde resultante sejam reconhecidos e contados para as metas de energia renovável da UE. Para apoio financeiro, este projeto procura ser reconhecido como um ‘Important Project of Common European Interest’ (IPCEI). A Air Products espera continuar o envolvimento com as partes interessadas relevantes para estabelecer o suporte mais amplo disponível para o projeto.

A Porta de entrada para o noroeste da Europa - O site Gunvor em Europoort Rotterdam é um dos vários locais europeus previstos pela Air Products para o desenvolvimento de um terminal de importação de hidrogênio verde. Oferece acesso estratégico para receber amônia verde de locais de produção de hidrogênio verde em grande escala operados pela Air Products e seus parceiros de projetos em todo o mundo. A amônia verde será convertida em hidrogênio e distribuída para mercados na Europa, incluindo Holanda, Alemanha e Bélgica. A Air Products e a Gunvor têm um histórico comprovado de confiabilidade e segurança e estão comprometidas em oferecer desempenho de classe mundial em segurança pessoal e de processos.

Benefícios para a economia holandesa - A análise independente da CE Delft mostrou que o projeto acabará gerando 260-425 milhões de euros em benefícios econômicos indiretos, culminando em milhares de novos empregos nos próximos anos. A economia nas emissões de dióxido de carbono (CO₂) para o setor de transporte, combinada com o benefício da redução de outras emissões nocivas, criaria um benefício ambiental global avaliado em mais de 100 milhões de euros até 2030.

Indústria pede cota de hidrogênio da UE para transporte

Ivo Bols, presidente da Europa e África, disse: “A Air Products tem o prazer de dar o próximo passo em direção a um terminal de importação de hidrogênio verde em Roterdã, juntamente com nosso parceiro Gunvor. A importação de hidrogénio é essencial para diversificar os nossos recursos energéticos e cumprir os objetivos climáticos. A Air Products, a maior produtora de hidrogênio do mundo, está comprometida em contribuir para ambas as ambições, acelerando o desenvolvimento da economia europeia de hidrogênio verde por meio de projetos pioneiros como esses. Estamos ansiosos para uma maior cooperação com Gunvor para preparar Roterdã para as importações de hidrogênio verde”.

"A Gunvor tem o prazer de fazer parceria com a Air Products por meio da Nyera, nosso veículo de investimento dedicado a apoiar a Transição Energética, a fim de alavancar locais estratégicos, como nossas instalações de Roterdã, de forma a avançar no desenvolvimento de iniciativas de energia sustentável e renovável", disse Shahb Richyal, Diretor Global de Portfólio da Gunvor.

Allard Castelein, CEO do Porto de Roterdã: “Apoiamos muito os planos da Air Products e Gunvor, que são um ótimo exemplo de uso de um local brownfield para configurar um novo terminal de importação de amônia verde no porto de Roterdã. Ambas as empresas atuam no setor de energia há muito tempo e estão respondendo à demanda da sociedade para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, bem como aumentar a independência energética da Europa. A amônia verde não é apenas um transportador de hidrogênio e uma matéria-prima para a indústria química, mas também um importante combustível renovável para o setor de transporte marítimo. Projetos pioneiros como este farão de Rotterdam o principal centro de hidrogênio da Europa”.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.