Wilson Sons conquista Prêmio Proteção Brasil por ações de segurança e saúde do Tecon Rio Grande

Terminal venceu na classificação Prata por case sobre ações de SST voltadas à comunidade

A Wilson Sons, através do Tecon Rio Grande, é uma das vencedoras do Prêmio Proteção Brasil 2020, que reconhece o trabalho de empresas e profissionais do país na área de SST (segurança e saúde ocupacionais) desde 2005. O case, concorrente na categoria Ações de SST junto à Comunidade, conquistou a premiação na classificação Prata. Os vencedores do Prêmio Proteção foram revelados durante o 3º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho, realizado este ano de forma virtual em decorrência da pandemia da Covid-19.

O case da Wilson Sons pertence ao projeto iniciado em 2008. Após a ocorrência de dois acidentes naquele ano, o Tecon Rio Grande buscou entender por que, mesmo com profissionais capacitados e equipamentos, teve que buscar apoio externo para controle das emergências. Para contornar essa situação, foi estabelecido um plano de médio prazo para reorganizar a capacidade de resposta. Entre os principais objetivos estavam: estruturar equipe interna e procedimentos de atendimento à emergência, sinergia entre as diversas equipes para esses casos, aumentar o número de horas de treinamentos voltados ao atendimento a emergências, disponibilização de fundos para investimentos em equipamentos e outros recursos, estabelecimento de indicadores de performance para monitoramento da resposta a emergências, interação com órgãos públicos de atendimento a emergências, divulgação de práticas para a sociedade e tornar-se referência local em atendimento a resposta a emergências.

Em um curto espaço de tempo, as ações implantadas se mostraram efetivas, tornando a estrutura de resposta a emergências do Tecon Rio Grande uma referência no município e na região. Investimentos em treinamento e capacitação, equipamentos e a elaboração e detalhamento de planos foram algumas das ações adotadas para isso. Os profissionais de segurança passaram a ser percebidos como lideranças na área de emergências, participando de forma ativa em diversos fóruns e instituições.

Diante do sucesso do projeto, a companhia considerou importante compartilhar o conhecimento de maneira a buscar melhorar a vida das pessoas no entorno e fazer com que os trabalhadores levassem para suas casas aquelas práticas. Assim, foram criados dois programas: PAM nas Escolas e Brigada Mirim. O primeiro, realizado em conjunto com a Refinaria Riograndense, Liga de Pediatria da FURG e 3º Batalhão de Bombeiros Militares, abordou mais de 750 jovens em idade escolar, transmitindo conhecimentos básicos de primeiros socorros e combate a incêndio, com grande enfoque na prevenção dessas situações. Já o Brigada Mirim, voltado aos filhos de trabalhadores próprios e terceiros do terminal, transmitiu os mesmos conhecimentos dentro da empresa para que os jovens atuem como multiplicadores dentro de suas casas.

"O conhecimento e as práticas em segurança que adotamos na Wilson Sons, por tratarem da vida das pessoas, não podem ficar restritos à empresa", explica Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande. "Este projeto reforça nosso compromisso com a vida e com as comunidades do nosso entorno. Ele permite levarmos algumas práticas a jovens em idade escolar num processo educacional, afinal, educar é muito mais fácil que reeducar. Por meio dos jovens, conseguimos atingir os adultos e melhorar a cultura de segurança da coletividade", finaliza Bertinetti. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.