Nada de otimismo

Apesar de melhora na aprovação, governo de Michel Temer, está abaixo das expectativas para 36% dos brasileiros, segundo Ipsos

A pesquisa Pulso Brasil realizada pela Ipsos revelou que o Governo Temer está abaixo das expectativas para 36% dos brasileiros. A avaliação da figura de Michel Temer ficou praticamente estável em outubro, com 31% de aprovação, de acordo com a pesquisa, realizada entre 1 e 12 de outubro. Houve leve oscilação para cima, de um ponto percentual, ante setembro, quando o peemedebista atingiu 30% de aprovação. Esse é seu melhor índice desde pelo menos agosto de 2015. Já a desaprovação de Temer ficou em 59%, mostra o estudo, realizado com 1.200 entrevistas presenciais em 72 cidades brasileiras. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Apesar da melhora na sua aprovação, o governo de Michel Temer, até aqui, ficou abaixo das expectativas para 36% dos entrevistados. Em contrapartida, 16% dos pesquisados afirmam que o novo governo está dentro das suas expectativas, que foram superadas somente para 2%. Um quarto dos pesquisados (24%) disse que é muito cedo para opinar e 8% dos pesquisados não souberam responder. Outros 14% disseram que não tinham expectativas com o novo governo.

“Os primeiros meses do governo Temer não conseguiram responder às expectativas de uma sociedade fragilizada e sedenta por mudanças. Estamos presenciando um processo de transformação do senso crítico do brasileiro em relação aos seus governantes e com Temer não seria diferente, até por não possuir um histórico de cargos no Executivo. Ele precisará mostrar resultados palpáveis se quiser governar com índices de popularidade mais altos”, avalia Danilo Cersosimo, diretor de Public Affairs da Ipsos, responsável pelo Pulso Brasil.

O levantamento também analisou se os brasileiros aprovam ou desaprovam a atuação do presidente Temer em 10 temas, entre eles, solução das crises política e econômica, melhorias da saúde pública e redução das dívidas do governo. O tema em que Temer tem mais aprovação é no combate à inflação (33%), seguido por combate à corrupção e sua atuação para realizar melhorias nos programas Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família, ambos com 31%. Já os temas em que o presidente tem pior resultado são combate ao desemprego, à pobreza e à violência, todos com 51% de desaprovação. Em todos os tópicos analisados, o índice dos que não sabem ou não responderam ficou entre 21% e 25%.

Na comparação com os índices de setembro, a desaprovação caiu em todos os dez temas analisados no período, sendo a maior queda registrada no combate à corrupção, que teve retração de cinco pontos percentuais. Em seguida, combate à inflação (-4 pp) e solução da crise econômica (-2 pp). Já as maiores altas na aprovação no período foram no combate à corrupção, com elevação de seis pontos percentuais, na melhoria da saúde pública (+5 pp) e no combate à inflação (+ 4 pp).

Rumo do país

A percepção sobre o rumo do país teve leve melhora, embora ainda esteja muito negativa: 83% dos entrevistados disseram em outubro que o Brasil estava no rumo, queda de quatro pontos percentuais ante setembro. Em contrapartida, 17% dos pesquisados afirmaram que o Brasil está no rumo certo, contra 13% registrados no mês passado. A margem de erro é de três pontos percentuais.

A avaliação do governo federal ficou praticamente estável em outubro, com 9% dos que avaliam a gestão federal como ótima ou boa, 32% que classificam a gestão como regular e 46% que avaliam o governo como ruim ou péssimo. Outros 13% não souberam responder.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.