Novas oportunidades nas cadeias logísticas

Presidente da DHL Global Forwarding Brasil comenta estudos que mostram tendências que podem abrir novos caminhos no médio e longo prazo

Estudos elaborados pela DPDHL apontam questões relativas as oportunidades nas cadeias logísticas. De acordo com a presidente da DHL Global Forwarding Brasil, Cindy Haring, o recrudescimento do cenário econômico brasileiro leva muitas empresas e gestores a se focarem exclusivamente em questões relativas ao curto, ou até, curtíssimo prazo dessas cadeias. “É necessário dar respostas rápidas às urgências do momento, mas deixar totalmente de lado o médio e o longo prazo tira a oportunidade de capturar oportunidades duradouras ou de se estabelecer em mercados ascendentes”.

Para ela, especialmente no mercado de logística, algumas tendências já se mostram muito nítidas e podem apontar caminhos para o enfrentamento em melhores condições da redução da atividade econômica. “Identificar tendências e traçar cenários futuros não é algo simples, mas o DPDHL enfrentou este desafio e produziu dois importantes estudos globais, com renomados especialistas de mercado”, explica.

Um deles denominado “Chegando ao amanhã, necessidades dos clientes em 2020 e o futuro”, aponta 10 tendências para 2020 no mercado de logística. Entre as principais características apontadas pelo estudo estão o desenvolvimento global, que abrange o impacto das mudanças climáticas, a revolução verde em produtos, serviços e fontes energéticas, o crescimento das desigualdades econômicas e sociais e a consolidação da liderança econômica da China.

O novo consumidor e a as novas necessidades, expectativas e comportamentos, onde a internet está transformando as expectativas e comportamentos do consumidor. E a Logística alterada como o novo modelo da indústria, nesse caso, o mercado de logística incorpora tendências e estabelece novos padrões de cooperação e iniciativas verdes.

Outro estudo apontado por Haring denominado “Logística 2050”, traça cinco cenários econômico-sociais e seus impactos no mercado de logística em 2050. Comentando sobre a ‘Economia Descontrolada’, que prevê um crescimento econômico massivo provocando impactos ambientais e o crescimento vertiginoso do mercado logístico e o ‘Estilos de Vida Customizados’, que descreve um mundo onde individualização e consumo personalizado são preponderantes, ela aponta: “Os consumidores estão habilitados para criar, projetar e inovar seus próprios produtos. Isto leva a um aumento nos fluxos comerciais regionais, com apenas matérias-primas e os dados ainda fluindo globalmente”.

Nos demais três cenários do estudo ela ressalta que saltam a vista questões como cidades inteligentes, retorno do protecionismo de mercado e os impactos de eventos climáticos cada vez mais severos que poderiam levar a uma maior regionalização das cadeias logísticas.

“Como todo exercício de previsão, é muito difícil que ele se concretize por completo, mas já podemos notar, agora mesmo, uma combinação destas tendências e cenários se materializando. Por exemplo, o desaquecimento econômico no Brasil coloca uma pressão sobre os operadores para aumentarem a eficiência das cadeias logísticas que administram. De outro lado, eventos climáticos extremos e instabilidades políticas internacionais vêm provocando um maior rigor de diversos países na circulação de pessoas e produtos. A demanda por personalização e agilidade também já é algo bem intenso e perceptível em nosso dia a dia”.

Para ela, além do pessimismo geral, o mercado de logística apresenta grandes oportunidades que podem ser até favorecidas pelo atual momento, mesmo que esse não seja dos melhores. “Agora, muitas empresas estão mais abertas a reverem alguns paradigmas e adotarem novas soluções”, disse, destacando que muitas empresas têm mostrado mais interesse pelo modal cabotagem, que traz benefícios muito mais competitivos frente ao transporte rodoviário. “O desenho de cadeias de suprimentos cada vez mais ágeis e flexíveis também é uma demanda grande do mercado, fortalecendo, portanto, o papel de consultor dos operadores”.

E ressalta: “Devemos manter a motivação e perseguir estas oportunidades que podem reabrir os caminhos para a expansão dos negócios e posicionar em vantagem as empresas quando a economia se estabilizar. Acima de tudo, em um mundo em transformação, a logística não é um acessório, mas um ativo fundamental que conecta nações, empresas e consumidores e tem muito a contribuir com a economia como um todo”, finaliza.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.