"Logística portuária tem papel fundamental na retomada do País", afirma ministro.

Ministro de portos afirma que caminho já está traçado e acredita na superação “em um horizonte próximo”

Na abertura da 22º Intermodal South America, especialistas, autoridades e empresários aproveitaram a oportunidade para apontar melhorias e soluções para o mercado. Jean –Fraçois Quentin, presidente da UBM Brazil, abriu a mesa agradecendo a presença das autoridades presentes no evento e disse “que mesmo diante das adversidades o setor continua apresentando soluções e um ciclo positivo para os negócios” e afirmou: “Estamos convictos que esse momento que o País vive passará e nossa missão é contribuir para que isso aconteça rápido”.

Elogiado por todas as autoridades presentes na mesa de abertura do evento por seu trabalho e seu papel fundamental nas mudanças realizadas até agora no setor portuário, o ministro de portos, Helder Barbalho, foi aclamado pelos representantes do setor, ao falar que “o Brasil clama por investimentos e isso já está sendo feito, como se vê efetivamente e acreditamos que o Brasil mesmo diante de tantos problemas terá em um horizonte próximo prosperidade”.

O ministro, que ouviu de todos os presentes todas as dificuldades que o setor enfrenta, não negou que eles realmente existem mas afirmou que “é preciso trabalhar e enfrentar, pois essa não será a primeira nem a última crise que enfrentaremos”.

De acordo com ele, esse otimismo não é só apenas no discurso, mas também na prática. Lembrando dos R$ 8 bi em investimentos autorizados nos últimos cinco meses, além do crescimento de 70% nas operações portuárias. Barbalho lembrou ainda do projeto de crescimento de 103% no desempenho portuário previsto até 2042. “Creio que vamos superar sim esse momento o quanto antes a fim de iniciarmos uma nova fase positiva e o setor portuário tem papel fundamental nessa transição”, finalizou.

Balanço Investimentos

Durante a conferência “Seminário Intermodal Político Econômico” especialistas fizeram um balanço dos investimentos realizados até agora em terminais. Os investimentos fazem parte do PIL 2 (Programa de Investimento em Logística), pacote anunciado pelo governo, visando melhorar a infraestrutura portuária brasileira. De acordo com Felipe Borim, secretário do PAC (Programa de Aceleração ao Crescimento), os R$ 198 bi anunciados em 2015 pelo governo foram um diagnóstico de que havia a necessidade de complementar o PAC, “que começou em 2007 e mudou o panorama da infraestrutura no País”. Nascia aí, o PIL.

Segundo o executivo, a expectativa do governo é de no período de 2016 - 2018 sejam implantados 47 novos TUPs (Terminais de Uso Privado), 47 novos arrendamentos e 20 renovações de arrendamento. Para esse ano, já estão programados seis leilões de rodovias, 26 terminais em portos públicos, conclusão e análise de 43 pedidos de TUPs, além do leilão de ferrovias.

Crédito Imagens: Agência Infoneb

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.