Revista digital Guia Marítimo

Guia Marítimo lança neste mês o Especial sobre Tecnologia, Serviços, Equipamentos e Cargas de Projeto

A movimentação de cargas indivisíveis tem ganhado força com a implantação de parques eólicos no nordeste brasileiro, uma tendência global na busca por energias sustentáveis. Com isso, os portos e terminais se veem levados a melhorar os equipamentos e acessos, agilizar os procedimentos e o desembaraço das mercadorias. Armadores já oferecem navios dedicados ao transporte doméstico das cargas de grandes dimensões, fazendo avançar também a cabotagem e a malha ferroviária no Brasil.

A normatização avança, embora ainda haja gargalos sérios na infraestrutura portuária e rodoviária, com pontes e viadutos que são construídos sem a devida realização de estudo de dimensões, acessos precários e vias de circulação múltipla. Também ainda há problemas sérios com os custos que incidem sobre operações e a falta de parametrização dos valores sobre serviços prestados.

No campo da tecnologia, os sistemas estão cada vez mais customizados, o que torna os processos mais ágeis e as operações, mais precisas. No entanto, o envolvimento de toda a cadeia é cada vez mais necessário para a eficácia do gerenciamento, o que requer treinamento e, muitas vezes, ruptura de velhos paradigmas.

A edição especial da revista do Guia Marítimo em versão digital traz estudos de caso, perspectivas para os segmentos, entraves já tão conhecidos – e algumas propostas para eliminá-los – e as tendências do mercado. E você pode baixar no seu computador, tablet ou celular, ou ler online. Clique aqui para baixar o seu exemplar e tenha uma boa leitura, enquanto preparamos a próxima edição sobre infraestrutura.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.