Vinicius Patel Assume Vice-Presidência da IAPH para América Central e do Sul

Os membros da Associação Internacional de Portos (da sigla em inglês IAPH) da região da América Central e do Sul elegeram Vinicius Patel, diretor da administração portuária do Porto do Açu, Brasil, como novo vice-presidente da Associação. A IAPH representa cerca de 180 dos maiores portos de 84 países do mundo, totalizando mais de 60% do comércio marítimo internacional.

Segundo a IAPH, Patel foi eleito pelo destaque na atuação portuária regional. O executivo também foi reconhecido pelo papel fundamental que desempenhou na força-tarefa global do WPSP-IAPH COVID19, durante a pandemia, ocasião em que o Porto do Açu liderou a mobilização para apoiar as comunidades locais com o fornecimento de vacinas e alimentos. Para a IAPH, o Açu é também um benchmark para portos em todo mundo em virtude de uma série de projetos de sustentabilidade, a exemplo dos desenvolvidos na Reserva Caruara na conservação e proteção ambiental

"Damos as boas-vindas ao novo membro da equipe de liderança do IAPH e esperamos seu apoio contínuo. Como maior complexo porto-indústria privado da América Latina, que lidera a transição energética, estamos confiantes de que a experiência do Patel no Porto do Açu contribuirá sobremaneira para nossos comitês, grupos de trabalho e iniciativas globais", destacou Patrick Verhoeven, diretor-geral da IAPH.

Com uma carreira de mais de quinze anos no setor portuário, de petróleo e gás e logística, e experiência em empresas como Braskem e GranEnergia, Patel juntou-se ao Grupo Prumo em 2017. Naquela época, seu objetivo era contribuir para a criação da subsidiária DOME Serviços Integrados, uma parceria entre a Prumo Logística e a GranEnergia voltada para infraestrutura submarina na indústria de óleo e gás.

Desde 2019 na função de diretor de administração portuária do Porto do Açu, o executivo é responsável pela gestão marítima, infraestrutura, qualidade, saúde, meio ambiente, segurança e relações institucionais do porto. “É uma honra ter essa função junto ao setor na IAPH e uma oportunidade para acelerarmos agendas relevantes para os portos no Brasil e no mundo”, afirmou Patel.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.