ONE: Desafios e Inovações na Redução de Emissões na Cadeia de Suprimentos

A urgência de reduzir as emissões de carbono ao longo da cadeia de suprimentos ganha destaque diante dos desafios ambientais em crescimento. Estudos indicam que essas emissões representam cerca de 60% do total de emissões de carbono, destacando a importância de transformações no setor. As inovações em torno dos novos combustíveis e da descarbonização dos escopos 1, 2 e 3 emergem como soluções cruciais. Alternativas como a amônia verde e o GNL (Gás Natural Liquefeito) prometem reduzir tanto as emissões diretas quanto as indiretas associadas às operações logísticas.

Koshiro Wake, Head of Department of Green Strategy Team, destaca: "Observamos um crescente interesse dos clientes em iniciativas de descarbonização em sua cadeia de valor. Alinhando-nos com as principais empresas de transporte marítimo, estamos empenhados em estabelecer um serviço de transporte com emissões reduzidas como uma iniciativa fundamental em nossos esforços de descarbonização corporativa. Em breve, revelaremos essa iniciativa." Essa abordagem inclui investimentos em embarcações movidas a metanol e amônia, além da exploração de tecnologias de propulsão eólica. "Concentramos nossos esforços em melhorar a eficiência de nossa frota atual, com foco na redução de emissões", acrescenta Wake.

A International Maritime Organization (IMO) estabeleceu metas ambiciosas de redução de emissões até 2050, objetivo que a ONE planeja alcançar. "Apesar dos desafios, estamos otimistas em relação ao progresso gradual em direção ao NET ZERO", destaca o executivo.

Ao discutir os riscos, oportunidades e competitividade da transição tecnológica e energética, Koshiro Wake reafirma o compromisso da ONE em liderar essa mudança e se posicionar como uma escolha preferencial para seus clientes.

A transição para um futuro mais sustentável é desafiadora, porém, representa uma oportunidade para inovação e crescimento no setor logístico. Os operadores estão adotando uma abordagem proativa, investindo em tecnologias e colaborando com parceiros em toda a cadeia de suprimentos para construir um futuro mais verde e próspero.

A ONE encomendou 12 embarcações de metanol com combustível duplo a serem entregues a partir de 2027, além de 20 embarcações prontas para metanol/amônia a serem entregues a partir de 2025. Esses pedidos foram feitos considerando a prontidão e maturidade dos combustíveis alternativos no setor marítimo, priorizando o uso de matérias-primas que possam reduzir significativamente as emissões de transporte marítimo. A empresa continua monitorando os desenvolvimentos regulatórios e físicos nesse sentido.

A ONE está comprometida em implementar ações tangíveis utilizando as tecnologias atualmente disponíveis. Investimentos em eficiência de frota e exploração de biocombustíveis avançados são parte dessa estratégia, destacando o compromisso da empresa com metas ambientais e regulatórias.

A empresa encara as mudanças como fundamentais para a sustentabilidade dos negócios, reconhecendo a necessidade de colaboração com todas as partes interessadas ao longo da cadeia de suprimentos para superar desafios e impulsionar a inovação.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.