Hapag-Lloyd e Seaspan Modernizarão Cinco Navios para Propulsão a Metanol

Projeto de retrofit de metanol para cinco navios fretados de 10.100 TEU, representa mais um passo para alcançar o objetivo estratégico de descarbonização até 2045

Hapag-Lloyd e Seaspan Corporation firmam parceria para adaptar cinco navios porta-contêineres de 10.100 TEU, movidos por motores convencionais MAN S90, para motores de duplo combustível capazes de operar com metanol. Após a adaptação dos motores, os navios continuarão sendo fretados a longo prazo pela Seaspan para a Hapag-Lloyd.

Dr. Maximilan Rothkopf, Diretor de Operações (COO) da Hapag-Lloyd, afirmou: "O projeto de adaptação para metanol é mais um passo em nossa ambiciosa agenda de sustentabilidade, que visa alcançar a descarbonização de toda a frota até 2045. Ao possibilitar que esses navios utilizem metanol verde a partir de 2026, atenderemos à crescente demanda de nossos clientes por soluções de transporte sustentável." Rothkopf também acrescentou: "Com a Seaspan, nos beneficiamos de um parceiro valorizado, com ampla experiência, uma ampla rede de fornecedores e escala."

Torsten Holst Pedersen, Diretor de Operações (COO) da Seaspan, comentou: "A colaboração entre parceiros fortes e de mentalidade semelhante, Hapag-Lloyd e Seaspan, impulsiona a inovação. A adaptação deve ser uma parte integrante da estratégia se a indústria de transporte de contêineres quiser cumprir suas metas de descarbonização."

Para alcançar seu objetivo estratégico de descarbonização, os investimentos da Hapag-Lloyd não estão apenas focados em novas construções ou adaptações (propulsão de duplo combustível) e na otimização da eficiência de sua frota existente (Programa de Upgrade da Frota), mas também na exploração e obtenção de combustíveis verdes. O metanol verde está emergindo como um dos combustíveis de baixa emissão do futuro.

Os navios programados para adaptação são o "Seaspan Amazon", "Seaspan Ganges", "Seaspan Thames", "Seaspan Yangtze" e "Seaspan Zambezi". A adaptação é esperada para levar aproximadamente 80-90 dias por navio, começando no primeiro trimestre de 2026. O investimento total é estimado em cerca de USD 120 milhões para as cinco unidades.



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