E-commerce regional: o desafio do frete ágil e acessível

Com novas soluções a Total Express promete transformar um dos grandes desafios do mercado de carga fracionada em oportunidade

“Assunto quase proibido entre as grandes transportadoras privadas que trabalham com carga fracionada, os e-commerces regionais ganham volume, crescem em velocidade superior à do varejo físico e já são responsáveis por uma parcela significativa do faturamento do varejo online do Brasil”. A afirmação é do diretor geral da Total Express, Bruno Tortorello.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, cerca de 42% dos e-commerces já estão sediados fora da região Sudeste. Porém, ela aponta que a dificuldade de lidar com as grandes transportadoras é reciproca, já que proprietários de lojas virtuais que faturam até R$ 60 mil ao ano apontaram a logística como uma das três principais dificuldades de seus negócios.

Nesse sentido, Tortorello aponta que para quem fornece frete o grande desafio está justamente em encontrar uma equação equilibrada entre os baixos volumes, que geram custos fixos altos para quem transporta, e a informalidade com as quais essas empresas estão acostumadas a trabalhar. “Um cenário onde até então os Correios, com o e-SEDEX e suas mais de 7 mil agencias, entre próprias e franqueadas, conseguiam atender”, aponta.

No entanto no final de 2016 esse serviço foi suspenso (Leia no Guia), e com isso, aponta Tortorello vem à tona um dos grandes desafios logísticos do país: a oferta de frete com boa qualidade e valor acessível a este público. “E a solução começa a vir justamente das transportadoras privadas”, diz.

Segundo o diretor geral da Total Express, para entender melhor as particularidades do e-commerce regional e atender a demanda crescente, a Total Express vem investindo esforços desde 2015 na abertura de representações em todo o Brasil, “em um projeto que virou um dos principais pilares da companhia atualmente”. Já com oito representantes nas cidades de Belo Horizonte (MG), Blumenau (SC), Caçapava (SP), Campinas (SP), Curitiba (PR), Ribeirão Preto (SP), São Jose do Rio Preto (SP) e Sorocaba (SP), até o final de 2017, ele conta que a previsão é de chegar a 30.

Ele conta que para esse mês a companhia prevê ainda o lançamento do e-Total, uma plataforma de serviços voltados para lojas virtuais de pequeno e médio porte. “Com esse lançamento a Total Express fecha o pacote de soluções para atender a este público e promete transformar um dos grandes desafios do mercado de carga fracionada em oportunidade também para o pequeno embarcador, que poderá contar com um serviço de frete simples, ágil e seguro a um custo mais atraente do que o praticado pelos Correios”, finaliza.

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