No foco da indústria 4.0

O futuro da digitalização chega em um momento de mudança sem precedentes para toda a indústria

A Maersk Line não para de surpreender. Depois de anunciar no final do ano passado sua proposta oficial na compra da Hamburg Sud (Leia no Guia), a dinamarquesa anunciou uma parceria com o gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba.  O objetivo é permitir que o embarcador de mercadorias reserve espaços nas maiores embarcações de containers do mundo através do portal Alibaba OneTouch.

Apesar da notícia preocupar alguns freight forwarders, que se sentem ameaçados pelos novos modelos de e-business e plataformas online, por mudar a forma com que o mercado e as empresas compram e negociam serviços internacionais de navegação, a Maersk afirma que “esta não é a sua intenção”. Uma pesquisa realizada pela Drewry Consultants investigou os motivos que vêm levando à essa aceleração dos novos modelos. (Leia no Guia). 

Adquirida pela Alibaba em 2010, a OneTouch tem como alvo pequenos e médios exportadores chineses que realizam operações através de serviços on-line, como desembaraço aduaneiro e logística, além de frete aéreo e serviços de entrega de encomendas apoiado pelo portal Alibaba.com. A parceria Maersk-Alibaba vem sendo conversada desde dezebro de 2016, mas somente doi oficializada essa semana. Fontes apontam que desde 22 de dezembro a Maersk já oferrecia seus serviços aos embarcadores chineses no site de reservas da OneTouch do Alibaba.

A iniciaiva Alibaba seria em pequena escala inicialmente para que a Maersk teste a aceitação do mercado e se há interesse do cliente. O “projeto piloto” do Alibaba cobrirá inicialmente cerca de 50 feu por semana em cinco rotas Ásia-Europa e será destinado a pequenos embarcadores durante a fase experimental. O feedback será revisto em alguns meses.

No entanto, os processos digitais permitirão que as linhas ofereçam serviços que não eram possíveis em um mundo analógico. “De fato, a digitalização poderia ter um impacto tão grande nos transportes quanto a introdução do container há 60 anos”, disse Jakob Stausholm, diretor financeiro de transformação e estratégia da Maersk.

Preços

O plano do grupo dinamarquês para publicar os preços no Alibaba demonstrou como os serviços “digitais” estão sendo colocados no centro da transformação do grupo: um integração de transporte e logística. De acordo com o executivo principal da Maersk, Soren Skou, a principal mudança doi passar de uma companhia de transporte tradicional baseada em grande parte em processos analógicos, a uma capaz de oferecer uma gama completa de serviços, e responder em segundos, em vez de minutos ou horas para pedidos de seus clientes.

O mundo da indústria 4.0 traz para as empresas uma nova visão, e é essa visão que a Maersk está tentando trazer, ao entrar nesse novo mercado. Descrita como uma inovação "sísmica", por Skou, o executivo aponta que “esse será o lançamento de um processo totalmente digitalizado para os importadores a partir de 2017”. Skou disse ainda que a mudança para os processos digitais no transporte de containers “poderia vir muito rapidamente, se a experiência de outras indústrias fosse algo fluído”.

Digitalização X Indústria

Skou disse esperar ver mais consolidação “em uma indústria onde muitas linhas já não têm um modelo de negócio sustentável”. Para ele, isso poderia incluir algumas operadoras consideradas ainda com um futuro viável, destacando a evolução da indústria no mesmo sentido que o setor de entrega expressa, que é baseado em um sistema hub, para ele, “dominado por apenas um punhado de operadores”.

Desde o ano passado, o grupo dinamarquês estabeleceu sua visão estratégica para a nova estrutura da empresa, uma delas foi o reforço da sinergia entre: Maersk Line, APM Terminals e a Damco. (Leia no Guia). O objetivo é explorar o potencial de uma indústria global de transporte e logística no valor de quase US $ 1 trilhão por ano.

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