ABIEC firma acordo de cooperação com a Câmara Árabe

Objetivo é promover e ampliar o comércio brasileiro de carne bovina nos países do Oriente Médio e Norte da África

O desenvolvimento da exportação de carne bovina brasileira para os países árabes passa por uma série de particularidades e parâmetros a serem cumpridos. Para facilitar as transações e promover o comércio brasileiro com os países do Oriente Médio e Norte da África, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) assinaram nesta segunda-feira, 31 de outubro, um termo de cooperação que prevê uma série de ações a serem desenvolvidas pelas partes, entre as quais a colaboração em eventos promocionais e defesa de interesses do setor, desenvolvimento de estudos de mercado, intercâmbio de informações comerciais e participação ativa das entidades no mercado árabe.

A CCAB (Câmara de Comércio Árabe-Brasileira) representa 22 países árabes e tem como missão aproximar comercialmente o Brasil dos países árabes, incrementando intercâmbios culturais e turísticos entre árabes e brasileiros. Para isso, a entidade oferece diversos serviços de apoio ao comércio bilateral, como certificação de documentos, informações sobre mercados, traduções, eventos e workshops.

“Vamos fortalecer a parceria de longa data que a Câmara Árabe tem com a Abiec”, afirmou o presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Marcelo Sallum.

Entre as ações promovidas em parceria, no mês de outubro, durante a feira Sial, realizada em Paris, foi promovido o Arab Halal Day, um churrasco preparado com carne halal brasileira e oferecido a 400 pessoas, em sua grande maioria, empresários árabes importadores de carne.

De acordo com o presidente da ABIEC, Antônio Jorge Camardelli, o objetivo é criar um momento novo nestas relações. “O mercado árabe é um dos que mais apresenta potencial de crescimento para a carne bovina brasileira. Estamos estreitando nossa parceria com a Câmara visando ampliar, cada vez mais, nossas ações em conjunto”, afirmou Camardelli.

As exportações brasileiras de carne bovina ao mundo árabe somaram US$ 1,076 bilhão de janeiro a setembro deste ano, segundo dados da ABIEC. O Egito é o principal mercado da região e um dos maiores do mundo para o Brasil, com importações de US$ 506,6 milhões no período.

Para conhecer mais sobre o fluxo comercial entre o Brasil e os países árabes, acesse a revista Guia Marítimo | Especial Portos pelo Mundo e leia a entrevista do Secretário Executivo da CCAB, Michel Alaby.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.