Porto de Imbituba impulsiona operações em comércio exterior em Santa Catarina

O Porto de Imbituba tem desempenhado um papel fundamental no equilíbrio das operações de comércio exterior em Santa Catarina, especialmente diante das recentes chuvas que impactaram o fechamento do acesso ao Porto de Navegantes. Em outubro, a movimentação de contêineres em Imbituba aumentou oito vezes, passando de uma média semanal de 1.250 para 7.000 unidades.

Em novembro, o Porto de Imbituba registrou uma movimentação de 699.745 toneladas, apresentando um crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior e um aumento de 23% em comparação com o mês anterior. Esses números refletem o papel crucial do porto na manutenção das operações de comércio exterior no estado.

Sandro Marin, diretor da Tek Trade, ressalta que o Porto de Imbituba, especializado em cargas soltas como granéis sólidos, teve um papel crucial na operação de contêineres devido ao fechamento da Barra do Rio Itajaí-Açú causado pelo excesso de chuvas. A localização estratégica em águas profundas e a proximidade da BR-101 permitiram que o Porto de Imbituba auxiliasse na normalização dos serviços de comércio exterior no estado, mesmo enfrentando dificuldades operacionais.

Apesar dos desafios enfrentados, o Porto de Imbituba estima movimentar 7,3 milhões de toneladas até o final do ano, representando um crescimento de 2,5% em relação ao ano anterior. A movimentação nos cinco principais portos de Santa Catarina (Itajaí, Itapoá, Navegantes, São Francisco do Sul e Imbituba) registrou um crescimento de 7,94% nos primeiros oito meses deste ano, superando a média nacional de 5,72%, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Santa Catarina destaca-se nacionalmente na movimentação específica de contêineres, com os portos de Portonave e Porto Itapoá figurando entre os quatro maiores do país, consolidando o estado como referência no setor.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.