Aos 60 anos, Norsul se consolida como uma das maiores empresas privadas de cabotagem no Brasil

A Norsul celebra seu sexagésimo aniversário, marcando seis décadas de atuação no transporte de cargas de norte a sul, abrangendo a costa brasileira e internacional. Com uma posição destacada na cabotagem 100% brasileira, a companhia ostenta a maior frota privada do país, composta por 21 embarcações próprias, entre comboios oceânicos e navios, além de operar aproximadamente 100 embarcações afretadas, realizando em média 850 viagens por ano. Ao completar esses 60 anos, a empresa almeja diversificar ainda mais seus negócios e impulsionar o crescimento médio de 19% em receita bruta nos últimos dez anos.

Atentando-se ao dinâmico mercado de navegação, que movimenta cerca de 200 milhões de toneladas ao ano, incluindo operações offshore, a Norsul identifica espaço para expandir suas operações. Apenas no ano de 2022, a empresa transportou 28 milhões de toneladas de graneis secos e líquidos, obtendo uma significativa participação de mercado de 48% em granel seco, com uma receita total de R$ 2,2 bilhões. Setores estratégicos como agro, energia, óleo e gás, e siderurgia são focos de atenção, pois movimentam volumes expressivos nos principais corredores logísticos do país.

Fundada em 1963 pelo norueguês Erling Lorentzen, a Norsul destaca-se como protagonista no crescimento da navegação brasileira, demonstrando adaptabilidade e competência diante das inúmeras mudanças econômicas e políticas ao longo dessas seis décadas. Especializada no transporte de granéis secos e líquidos, a empresa, tanto na Cabotagem como no Longo Curso, lida com cargas homogêneas, gerais e de projeto, transportando itens como minérios, produtos siderúrgicos, madeira e celulose, grãos e fertilizantes, derivados claros e biocombustíveis, além de cargas especiais.

Angelo Baroncini, diretor-presidente da Norsul, destaca a trajetória da empresa como uma jornada de sucesso, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do país e o fortalecimento do setor marítimo. "A história da Norsul é uma jornada de sucesso, de contribuição direta ao desenvolvimento do país e ao fortalecimento do setor marítimo. Sempre assumimos uma postura ativa perante os desafios de negócio, nos adaptando e reinventando para entregar soluções de valor e compromisso aos nossos clientes", explica o executivo.

Em sintonia com esse propósito, a Norsul e a alemã Hapag-Lloyd lançaram recentemente a joint-venture Norcoast. A parceria visa oferecer serviços independentes e integrados de cabotagem de contêineres, com início das operações previsto para o primeiro trimestre de 2024. Esse projeto não apenas representa um crescimento para a empresa, mas também evidencia o pioneirismo da Norsul em explorar oportunidades ainda não exploradas no mercado. Rodrigo Cuesta, diretor Financeiro da Norsul, ressalta que a empresa tem várias iniciativas de diversificação em estudo, sendo a joint-venture Norcoast um exemplo da inovação planejada pela Norsul. "Quando falamos de Norsul, estamos buscando ampliar nosso escopo de atuação e o primeiro passo que demos foi essa joint-venture. O apetite de investimento da Norsul no Brasil é crescer no setor de transporte aquaviário, complementando a oferta para nossos clientes atuais e futuros. Faz parte do nosso plano de crescimento trabalhar também com parcerias. Elas são importantes para acelerar e trazer segurança para novas operações", reforça.

O diretor comercial, Fabiano Lorenzi, destaca a capacidade das embarcações da empresa em atender ao comércio marítimo entre diferentes portos brasileiros e da América do Sul. "Transportamos hoje uma grande variedade de granéis líquidos, incluindo cargas químicas, biocombustíveis, derivados claros e petróleo. Na frota, temos navios graneleiros e multipropósito, navios especializados para químico e cimenteiro, além dos comboios oceânicos, com uma expertise sexagenária", pontua.

A Norsul, em parceria com a startup BioRen, investiu em tecnologia para otimizar a eficiência energética nas embarcações. Essa colaboração resultou em uma solução inovadora de combate à bioincrustação, processo natural de colonização e crescimento de organismos em superfícies submersas. O projeto utiliza campos eletromagnéticos para evitar o crescimento marinho indesejado, sem agredir o meio ambiente, apresentando-se como uma solução inédita no mercado. A empresa também concentra esforços em tecnologias 4.0 e IoT como parte de sua estratégia para ampliar a eficiência energética de suas embarcações e operações.

Além de lidar com a demanda atual do mercado de navegação, a Norsul investe em estratégias para apoiar os objetivos de crescimento da empresa. Aline Carvalho, gerente executiva de Gente e Gestão, é responsável pela estratégia de transformação cultural da Norsul, com a ambição de apoiar o crescimento da companhia e perpetuar o grande legado do seu fundador. Um dos resultados dessa transformação foi o aumento da presença feminina nos cargos de gestão, de 25% para 33% ao longo de 4 anos, um marco relevante em um mercado ainda predominantemente masculino. A empresa também revisou sua estrutura organizacional, criando as áreas de Novos Negócios, Inteligência de Mercado, Relacionamento com o Cliente, Compliance e Jurídico, todas focadas em executar a estratégia de negócio.

Nos últimos 20 anos, a Norsul inovou e introduziu no Brasil o conceito de comboios oceânicos, projetando e construindo sua frota e assinando contratos de longo prazo. Em 2003, iniciou as operações do tráfego Caravelas, entre o sul da Bahia e o Espírito Santo.

 Nessa mesma época, a empresa começou a apoiar o Instituto Baleia Jubarte, demonstrando um compromisso com a preservação ambiental ao buscar orientar e treinar sua tripulação para evitar incidentes com animais, especialmente nas áreas sensíveis, como Abrolhos, berço reprodutivo das baleias.

Em 2014, por meio de uma parceria com uma empresa chilena, a Norsul entrou no mercado de transporte de líquidos. Essa expansão proporcionou à empresa desenvolver expertise e continuar explorando oportunidades em diversos pontos da cadeia de valor, desde o alívio da plataforma até a cabotagem de derivados. Em 2019, a Norsul alcançou um marco ao tornar-se a primeira empresa brasileira de navegação (EBN) a transportar cimento e clinquer, ao adquirir um transportador especializado. O volume anual do transporte de cimento atinge aproximadamente 250 mil toneladas, representando um potencial de redução de 6.250 caminhões nas estradas. Em 2022, a empresa iniciou uma rota de biocombustível do Paraná a Pernambuco.

Atualmente, a Norsul conta com bases de apoio estrategicamente localizadas no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. Buscando expandir sua presença na cadeia logística dos clientes, a empresa visa conectar outros modais à navegação para viabilizar o transporte de cargas de maneira eficiente. A companhia continua reforçando seu compromisso de deixar um legado para as futuras gerações, não apenas nas localidades onde desempenha suas atividades, mas também em outras regiões onde iniciativas relevantes para o meio ambiente e a sociedade estão em desenvolvimento. Nos últimos cinco anos, a Norsul patrocinou cerca de 30 projetos por meio de leis de incentivo, além de participar do projeto Co.Impacto, uma parceria com o Instituto Ekloos que tem como objetivo melhorar a vida de pessoas que buscam impactar positivamente a sociedade.



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