Norcoast e TCP iniciam operações de cabotagem em Paranaguá

TCP anuncia nova linha de cabotagem em Paranaguá em parceria com a Norcoast

A TCP, empresa responsável pela gestão do Terminal de Contêineres de Paranaguá, anuncia a inclusão de um novo serviço em seu portfólio. Trata-se da linha de cabotagem oferecida pela empresa de navegação Norcoast, cuja primeira atracação ocorreu nesta quinta-feira, dia 8.

Com uma rota estratégica que abrange Paranaguá (PR), Santos (SP), Suape (PE), Pecém (CE) e Manaus (AM), essa nova linha conta com quatro embarcações de última geração. O navio NC Brisa, com 224 metros de comprimento, 35 metros de largura e capacidade para transportar 3.510 TEUs, foi o pioneiro a chegar ao terminal paranaense.

A expectativa é de que o serviço da Norcoast movimente cerca de 720 TEUs por atracação no terminal, proporcionando aos clientes uma alternativa confiável e eficiente para o transporte de mercadorias em território nacional. Dentre os produtos mais transportados nessa rota estão bens de consumo, eletroeletrônicos, carvões/minerais ativados, vidros, carnes, papel e celulose, madeira, refrigeradores e congeladores.

Carolina Brown, gerente comercial de armadores da TCP, ressalta a importância estratégica da cabotagem para a logística nacional, destacando que a nova linha oferece aos clientes uma solução logística abrangente e eficaz para suas necessidades de transporte de carga no Brasil.

A cabotagem, modalidade que envolve o deslocamento de contêineres entre portos do mesmo país, surge como uma alternativa vantajosa em termos de custo e segurança, além de contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Com um total de 22 serviços semanais, em dezembro de 2023, o terminal registrou um recorde impressionante de 83 navios atracados em um único mês. Além disso, em janeiro de 2024, foi pioneiro ao receber o maior porta-contêineres já operado no país, com 366 metros de comprimento.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.