Digital Port Call visa reduzir 1000 toneladas de emissões de CO2 anualmente no Porto de Gotemburgo

A Autoridade Portuária de Gotemburgo começou a desenvolver uma solução de escala portuária digital inteiramente nova em colaboração com operadores marítimos. Além de reduzir as emissões de CO2 em aproximadamente 1.000 toneladas por ano, a solução “Digital Port Call” proporcionará economia de tempo e custos para os navios que fazem escala no porto. Espera-se que a ferramenta esteja em uso a partir do início de 2024.

"Hoje, há inúmeros contatos que precisam ser feitos para que um navio chegue ao cais, carregue, descarregue e depois parta. Isso consome tempo e cria incertezas. A Digital Port Call consolida todos os pontos de comunicação em uma cadeia fluida e eficiente, onde a previsibilidade para todo o processo de escala do navio se torna evidente. Esta é uma ferramenta digital pela qual muitos de nós estávamos esperando", diz Fredrik Rauer, Gerente de Controle Portuário do Porto de Gotemburgo.

A Digital Port Call é o resultado de uma colaboração estendida entre a Autoridade Portuária de Gotemburgo e a empresa finlandesa Awake.AI, responsável pelo desenvolvimento do serviço. Em 2021, as partes lançaram no mercado uma nova ferramenta digital de planejamento de cais, o Allberth. Agora, a colaboração digitaliza toda a chamada de porto.

Desde a partida do navio do porto anterior até a chegada, uma infinidade de informações influenciam a viagem e precisam ser comunicadas. No total, isso envolve quase 120 partes interessadas diferentes que precisam ser sincronizadas de alguma forma. A Digital Port Call torna todas as informações transparentes, permitindo assim decisões informadas que conservam recursos, reduzem emissões e aumentam a segurança. Os capitães recebem uma visão abrangente da rota até o Porto de Gotemburgo até 36 horas antes da partida. Através de uma declaração de chegada digital e sua confirmação, o capitão pode ajustar a velocidade de entrada no porto para minimizar as emissões e evitar ancoragem e espera por um cais designado.

"Na chegada ao cais, tudo está sincronizado e preparado para o melhor serviço possível, já que todos os provedores de serviço têm uma compreensão consolidada do que precisa ser feito e estão preparados, graças ao recebimento das informações corretas no momento certo. Além disso, a Digital Port Call economiza dias no mar para as companhias de navegação. E se há algo que custa muito dinheiro, é dia desnecessário gasto no mar. Além disso, as companhias de navegação agora estão verdadeiramente alinhadas com o objetivo de ter a propulsão mais ambientalmente amigável possível, onde a Digital Port Call não apenas economiza dinheiro, mas também impulsiona os esforços climáticos", acrescenta Fredrik Rauer.

O serviço da Digital Port Call é um componente crucial da visão do Porto de Gotemburgo de liderar na digitalização de toda a cadeia logística do mar ao interior através do porto.

"Nosso objetivo é ser o porto mais verde do mundo e, para isso, precisamos fazer investimentos significativos para fornecer aos nossos clientes, companhias de navegação, agentes de carga e proprietários de cargas as ferramentas e condições necessárias para uma transição sustentável o mais rápido possível", afirma Fredrik Rauer.

A Digital Port Call faz parte da grande iniciativa Conexão Verde que o Porto de Gotemburgo está implementando para reduzir as emissões de CO2 relacionadas ao porto em 70% até 2030. Isso envolve garantir armazenamento e acesso a uma mistura de combustíveis alternativos, bem como investimentos em infraestrutura física e digital que apoiem uma cadeia logística livre de combustíveis fósseis - no mar, em terra e nos terminais. €60 milhões estão destinados a investimentos em medidas de redução de CO2.

Ficha técnica: Chamada de Porto Digital

  • Redução de 500 horas no tempo de atracação por ano no Porto de Gotemburgo
  • Redução de 250 horas no tempo de ancoragem por ano no Porto de Gotemburgo
  • Redução de 1.000 toneladas de CO2 por ano de navios ancorados
  • Previsto para estar em uso até o 1º trimestre de 2024
  • Custo do projeto: €1,5 milhão




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.