Porto de São Sebastião realiza primeiro embarque de açúcar VHP a granel, marcando um marco histórico

Pela primeira vez em sua história, o Porto de São Sebastião participou do processo de exportação do açúcar VHP a granel, um dos alimentos mais importantes para as indústrias alimentícias. O primeiro embarque foi realizado pelo navio cargueiro "Aurélia", que atracou no fim de janeiro para ser abastecido com mais de 22 mil toneladas do produto. Desde então, as movimentações tornaram-se frequentes, com quase uma dezena de outras embarcações aportando no terminal.

"Este é um marco significativo para o porto, pois é a primeira vez que movimentamos açúcar a granel, quebrando um paradigma e demonstrando nossa capacidade de inovação", comemora Ernesto Sampaio, diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião.

O embarque no terminal foi coordenado por uma das cinco operadoras portuárias presentes no local e teve como destino a exportação. "Estamos confiantes e vamos trabalhar juntos para que essa operação se consolide e tenha um crescimento significativo nos próximos anos", acrescenta Sampaio.

Novo recorde de movimentação de cargas

O Porto de São Sebastião encerrou o ano de 2023 com um novo recorde de movimentação de cargas, registrando mais de 1 milhão de toneladas, um aumento de 12% em comparação a 2022. A receita também aumentou significativamente, atingindo R$ 43,5 milhões, um crescimento de 51% em relação ao ano anterior.

Os resultados alcançados em 2023 refletem o compromisso do Porto de São Sebastião com a gestão eficiente, que incluiu descontos nas tarifas portuárias e expansão da capacidade de armazenagem de mercadorias.

Entre as principais cargas transportadas estão barrilha a granel, açúcar em sacas, malte e silicato, demonstrando a diversificação e importância do porto para a região.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.