Porto de Suape Junta-se à Aliança pela Descarbonização Portuária

O Porto de Suape, assinou, na noite desta quarta-feira (6), durante a 28ª Intermodal South America, declaração de intenção para participação na Aliança Brasileira de Descarbonização Portuária (ABDP), iniciativa pioneira que tem a intensão de transformar o cenário portuário do país. O atracadouro pernambucano vai coordenar um dos grupos de trabalho (GT) sobre o tema com o Porto de Paranaguá (PR) e o Porto do Itaqui (MA). A Intermodal é considerada uma das maiores feiras de logística, transporte de cargas e comércio exterior do continente e reúne lideranças do segmento de todo o Brasil e acontece até esta quinta-feira (7).

A iniciativa de criar o plano de descarbonização representa um passo ousado e transformador em direção a um futuro mais sustentável. A novidade, lançada no estande do Porto de Itaqui, é inspirada em uma iniciativa entre os portos espanhóis. A metodologia dos GTs é de tratar temáticas aderentes ao tema, disponibilizando espaços para discussão e troca de informações.

“Estamos felizes em participar de uma mobilização como essa, que revolucionará o mercado portuário global. A iniciativa está em sintonia com outras ações que Suape desenvolve no território do complexo, como as ações que Suape vem desempenhado, notadamente o GT de Descarbonização da estatal, com foco no engajamento das empresas e stakeholders do território sobre o tema”, pontua o diretor-presidente do porto, Marcio Guiot.

Ele destaca, ainda, os projetos de Estoque de Carbono, que consiste na elaboração de um inventário na Zona de Preservação Ecológica do atracadouro (ZEPC); e do Compliance Climático, que vai mensurar a emissão de gases de efeito estufa nos oito municípios (Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Ribeirão, Moreno, Rio Formoso e Sirinhaém) do território estratégico da estatal.

Neste primeiro momento, também compõem a aliança os portos do Paraná, de Açu e do Sudeste, além da Fundação Valencia, da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH).


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.