Virtu GNL e Emap firmam acordo para descarbonização do Porto de Itaqui

MOU foi assinado durante a Intermodal South American 2024, maior feira de logística da América Latina

Durante a Intermodal South American 2024, a Virtu GNL e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) anunciaram um acordo para impulsionar a descarbonização da frota do Porto de Itaqui, situado em São Luís (MA). Esse acordo marca um passo significativo em direção à sustentabilidade ambiental e à redução das emissões de carbono no setor portuário brasileiro.

A Virtu GNL, especializada em transporte de gás natural liquefeito (GNL), emergiu como uma peça-chave neste projeto, oferecendo sua experiência, recursos técnicos e equipamentos para desenvolver soluções que promovam uma matriz energética mais limpa e eficiente. José de Moura Júnior, CEO da Virtu GNL, destacou o compromisso da empresa em contribuir para a redução das emissões de carbono e promover o uso de tecnologias mais sustentáveis no Porto de Itaqui e no estado do Maranhão.

O Memorando de Entendimentos (MOU) assinado entre as duas partes estabelece metas ambiciosas para a instalação e desenvolvimento do projeto, incluindo a substituição progressiva da frota de veículos pesados por modelos mais limpos, como aqueles movidos a GNL, e o abastecimento de navios com esse combustível mais sustentável. Essa iniciativa visa não apenas reduzir as emissões de carbono, mas também promover a eficiência e a inovação no transporte e logística portuária.

Além disso, a Virtu GNL e o Consórcio firmaram um acordo adicional para a descarbonização de portos em todo o Brasil, através da Declaração de Intenção de Ação Cooperativa. Este compromisso demonstra um esforço coletivo para promover um ecossistema portuário mais sustentável e consciente do meio ambiente. O plano de descarbonização será implementado por meio da Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos (ABDP), representando um avanço pioneiro no setor.

Esse conjunto de acordos e iniciativas reflete o compromisso conjunto da Virtu GNL, Emap e outras partes interessadas em promover a sustentabilidade e a inovação no setor portuário brasileiro, alinhando-se aos objetivos globais de redução das emissões de carbono e mitigação das mudanças climáticas.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.