A meses da inauguração, novo Canal do Panamá forma opiniões divergentes

Painel realizado pelo Journal of Commerce mostra que os especialistas têm opiniões distintas sobre como serão os padrões de navegação depois da abertura do novo Canal do Panamá, em junho.

Durante a conferência anual do Journal of Commerce, que aconteceu nesta terça-feira em Los Angeles, sob o título “O novo Canal do Panamá – o que significa”, o consenso geral foi de que o grande fluxo de linhas de contêineres transitando nas novas eclusas da Ásia para a costa leste dos Estados Unidos será composto de navios com capacidades que vão variar entre 6000 e 8000 Teus. Os participantes discordaram, entretanto, do tamanho dos navios que irão usar as novas eclusas, e se eles vão atrair as cargas de volta do Canal de Suez, ou para longe da costa oeste.

John Wheeler, vice-presidente comercial da Autoridade Portuária de South Carolina, disse ter ouvido dos próprios armadores, que eles iriam empregar navios de 10.000 a 12,000 Teus na rota. “Já estamos fazendo simulações com navios de 14.000 Teus”, disse ele.

Por outro lado, o diretor administrativo da Global Integrated Solutions, Dean Tracy, disse ter dúvidas quanto à agilidade com que os navios de qualquer tamanho vão conseguir adotar a rota do Panamá, uma vez que, a seu ver, não há cargas em suficiente volume vindo da Ásia para preencher os navios na rota do Panamá. “A maioria dos importadores não vai simplesmente mudar de Suez para o Panamá”, afirmou Dean Tracy.

“Se houver uma tarifa, ou um tempo de trânsito que apresente vantagens, talvez haja a mudança. Mas os fretes estão tão baixos hoje em dia para a costa oeste, que eu não sei onde eles vão encontrar incentivos para mudar para o Panamá”. Wheeler ainda aposta que o que vai atrair os navios para o Canal do Panamá serão os baixos valores da rota. “A esperança geral dos armadores é cortar custos. Vamos ver mais alianças com grandes navios e menos frequências”, acrescentou.

Embora a Autoridade do Canal do Panamá ainda planeje aumentar as tarifas após a inauguração, as taxas locais ainda serão bem menos caras do que as do Canal de Suez. Porém Tracy comentou que ainda vão alguns anos até que os navios entre 10.000 e 12.000 Teus comecem a usar o Canal do Panamá “por conta da passagem estreita do Corte Culebra”.

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