Canal do Panamá: está chegando a hora
Teste de passagem em uma das eclusas do canal simula dimensões de porta-container de até 9.700 Teus
A autoridade portuária do Canal do Panamá acaba de conduzir um teste na nova expansão, utilizando o navio graneleiro MN Baroque, de 255 metros de comprimento por 43 de largura para percorrer a eclusa Agua Clara, que faceia o Atlântico. A embarcação, que equivale a um porta-container de aproximadamente 9.700 Teus, ainda fica atrás dos 366x49 metros (com 15,2 metros de calado) que o terceiro conjunto de eclusas deve estar apto a atender, chegando a 14.000 Teus.
O navio chegou ao Panamá no início do mês e deve ser utilizado durante 30 dias para passagens múltiplas pelas eclusas expandidas. A limitação das eclusas atuais, que já passam de um século de idade, é 294 metros de comprimento, com 32,19 metros de largura e 12 metros de calado, o que se traduz em uma capacidade máxima de cerca de 5.300 Teus.
A embarcação escolhida para ser a primeira a transitar formalmente na expansão do canal, prevista para o próximo domingo, 26 de junho, é a CoscoCS Andronikos, de 9.400 Teus, em rota para Pireus. As dimensões do navio são 300x48.20x15 metros.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.