Principais CEOs do transporte marítimo unem forças na COP 28, destacando a urgência da descarbonização

A.P. Moller - Maersk, CMA – CGM, Hapag Lloyd, MSC, Wallenius Wilhelmsen: Colaboração sem precedentes entre líderes de companhias marítimas globais para descarbonizar a indústria.

Os CEOs das principais companhias globais de transporte marítimo emitiram uma declaração conjunta na COP 28, pedindo uma data final para a construção de navios movidos apenas a combustíveis fósseis e instando a Organização Marítima Internacional (IMO), o regulador global, a criar condições regulatórias para acelerar a transição para combustíveis verdes.

Com as temperaturas globais ultrapassando níveis críticos e causando resultados mais frequentes e devastadores, a importância de a navegação atingir as metas de gases de efeito estufa (GEE) da IMO para 2030, 2040 e zero líquido até 2050 é muito clara. A única maneira realista de alcançar essas metas para uma indústria que representa 2-3% das emissões globais de GEE é fazer a transição de combustíveis fósseis para combustíveis verdes em escala e velocidade.

Estando na vanguarda da introdução de navios com emissões de GEE mais baixas, os CEOs reforçam o compromisso com os objetivos de redução de GEE da IMO para 2030, 2040 e 2050. Como pioneiros, os CEOs estão convencidos de que uma colaboração ainda mais próxima com os reguladores da IMO produzirá medidas políticas eficazes e concretas necessárias para sustentar os investimentos no transporte marítimo e em suas indústrias auxiliares, permitindo a descarbonização no ritmo necessário.

A declaração conjunta pede o estabelecimento de quatro "pilares" regulatórios:

- Uma data final para a construção de novas embarcações movidas apenas a combustíveis fósseis e um cronograma claro para os padrões de intensidade de GEE para inspirar confiança nos investimentos, tanto para novos navios quanto para a infraestrutura de abastecimento de combustíveis necessária para acelerar a transição energética.

- Um mecanismo eficaz de precificação de GEE para tornar o combustível verde competitivo com o combustível preto durante a fase de transição em que ambos são usados. Isso pode ser feito distribuindo o prêmio pelos combustíveis verdes por todo o combustível fóssil usado. Com baixos volumes iniciais de combustíveis verdes, os efeitos inflacionários são minimizados. O mecanismo também deve apresentar um incentivo regulatório crescente para alcançar reduções mais profundas nas emissões. Além de cobrir a "taxa de equilíbrio verde", a receita gerada pelo mecanismo deve ser destinada a um fundo de pesquisa, desenvolvimento e demonstração (RD&D) e a investimentos em países em desenvolvimento para garantir uma transição justa que não deixe ninguém para trás.

- Uma opção de agrupamento de embarcações para conformidade regulatória de GEE, onde o desempenho de um grupo de embarcações pode contar em vez de apenas o de embarcações individuais, garantindo que os investimentos sejam feitos onde alcançam as maiores reduções de GEE e, assim, acelerando a descarbonização em toda a frota global.

- Uma base regulatória de GEE do poço à chaminé ou ao longo do ciclo de vida para alinhar as decisões de investimento com os interesses climáticos e mitigar o risco de ativos encalhados.

Numa ação sem precedentes, os principais players da indústria de navegação expressam sua convicção compartilhada de que a regulamentação pode desempenhar um papel fundamental na redução do custo da transição verde, bem como no risco de eventos climáticos extremos. Dado que o custo das mudanças climáticas é muito maior do que o custo da transição verde, eles esperam ser acompanhados por outras empresas.

"A A.P. Moller - Maersk deseja acelerar a transição verde no transporte e logística, e um passo crucial é introduzir condições regulatórias que garantam que criemos as maiores reduções de emissões de gases de efeito estufa por dólar investido. Isso inclui um mecanismo de precificação eficiente para reduzir a diferença entre combustíveis fósseis e verdes e garantir que a escolha verde seja mais fácil para nossos clientes e consumidores globalmente. O impulso para os combustíveis verdes está aumentando, e ficamos satisfeitos em ver parcerias sólidas em toda a indústria enquanto continuamos nossos esforços conjuntos para tornar a descarbonização no transporte bem-sucedida", diz Vincent Clerc, CEO da A.P. Moller - Maersk.

"As mudanças climáticas são uma preocupação geral, não uma questão de competição. O Grupo CMA CGM tem a satisfação de se juntar a essa coalizão única, que reúne principais empresas de navegação para pedir a adoção das metas superiores da trajetória da IMO. Isso estabelece uma pedra fundamental ambiciosa para a descarbonização de nossa indústria. Colaborando com outros, cada um de nós dá um novo passo em nossa transição energética, garantindo ao mesmo tempo uma concorrência justa e acesso a combustíveis mais verdes para a indústria. Este novo compromisso está totalmente alinhado com a ambição do Grupo CMA CGM de atingir zero líquido até 2050. Já investimos quase US$ 15 bilhões na descarbonização de nossa frota, o que nos permitirá ter quase 120 navios capazes de serem alimentados por combustíveis descarbonizados até 2028. Pioneiros em GNL como energia de transição, nosso Grupo também lançou várias parcerias industriais para diversificar nossa oferta com combustíveis ainda mais descarbonizados. Em 2023, o Grupo CMA CGM reduzirá suas emissões de CO2 em cerca de -1 milhão de toneladas. Ao lado dos membros desta coalizão e de todos os que se juntarão a nós depois, o Grupo CMA CGM continua sua jornada de descarbonização e renova seu compromisso com um futuro compartilhado e sustentável", diz Rodolphe Saadé, Presidente e CEO do Grupo CMA CGM.

"Nossa responsabilidade coletiva por um futuro sustentável e práticas limpas é primordial. Na Hapag-Lloyd, reafirmamos nosso compromisso de avançar na descarbonização da indústria marítima e buscamos estar na vanguarda da transição energética. Acreditamos que um quadro regulatório e metas claras são cruciais para acelerar a introdução de combustíveis alternativos e reduzir nossa pegada de carbono. Este compromisso está alinhado com a meta da Hapag-Lloyd de alcançar uma frota de carbono zero até 2045 e reflete o compromisso inabalável de nossa indústria com a responsabilidade ambiental", diz Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd.

"O transporte está na vanguarda da inovação tecnológica quando se trata de descarbonização, e na MSC, nossa estratégia de renovação da frota inclui 100 navios de duplo combustível. Temos o orgulho de fazer parte desta colaboração sem precedentes com nossos pares, e é justo dizer que juntos estamos seguindo o caminho rumo ao zero líquido que devemos alcançar até 2050. O apoio dos governos em todo o mundo será um elemento essencial para atingir nosso objetivo comum, e entre esses esforços, queremos ver o fim da entrega de navios que só podem operar com combustíveis fósseis. A MSC apoia totalmente e se compromete com a descarbonização líquida até 2050, mas sem o apoio total de outros stakeholders, especialmente os provedores de energia, será extremamente difícil alcançar esses objetivos - ninguém pode fazer isso sozinho. Hoje parece que estamos um passo mais perto nesse sentido, mas o fornecimento concreto de combustíveis alternativos e uma precificação globalmente reconhecida dos GEE são essenciais para atingir nossas metas", diz Soren Toft, CEO da MSC Mediterranean Shipping Company.

“Na Wallenius Wilhelmsen, decidimos ser um modelador da jornada para a neutralidade carbónica e concentrar os nossos investimentos no apoio a esta ambição. Nossos clientes desejam ser nossos parceiros na viagem. Agora, precisamos de um quadro regulamentar global que corresponda a esta ambição para impulsionar os investimentos necessários à escala global.” Lasse Kristoffersen, presidente e CEO da Wallenius Wilhelmsen.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.