Maersk realiza teste com caminhões elétricos pesados no Brasil

Os testes piloto foram realizados com caminhões pesados ​​capazes de transportar um contêiner carregado

Apoiando iniciativas para descarbonizar as cadeias de fornecimento de seus clientes na América Latina, a A.P. Moller - Maersk conduziu um projeto piloto para promover o uso de caminhões elétricos no transporte de cargas de clientes no Brasil. Os pilotos foram feitos com caminhões modelos cavalo mecânico, ou caminhão trator, que permitem o transporte rodoviário de contêineres (FCL).

O projeto teve a duração de duas semanas e foi realizado com dois fabricantes distintos de caminhões elétricos no Brasil. Para analisar as possibilidades de fornecer conectividade no modal rodoviário, os testes foram conduzidos na região metropolitana de São Paulo, em um roteiro de 100km, envolvendo as regiões de Barueri, Barra Funda e São Bernardo do Campo - cidade em que se encontra o ponto de recarga – e em um trecho de 230 km, entre o Porto de Itapoá e a cidade Araquari (ida e volta), em Santa Catarina.

"A conectividade intermodal é fundamental para conectar a população do Brasil com os produtos que chegam e são exportados nos portos. Com 60% dos brasileiros vivendo a menos de 200 km da costa, a cabotagem é vital, mas a integração de ferrovias, caminhões e centros de distribuição de apoio é fundamental para garantir uma logística integrada de ponta a ponta. A crescente necessidade de capacidade de transporte terrestre torna ainda mais importante garantir que também sejamos capazes de fornecer soluções sustentáveis para esses importantes meios de transporte na região. No Brasil, estamos construindo uma rede abrangente com o objetivo de integrar perfeitamente todo o processo de logística para nossos clientes e reduzir as emissões. Nossa avaliação de alternativas sustentáveis, incluindo caminhões pesados eletrificados, em uma região em que essas opções são limitadas, nos fornece insights valiosos para impulsionar o progresso tangível em direção ao nosso compromisso de alcançar o net-zero até 2040." Karin Schoner, Presidente para a Costa Leste da América do Sul na Maersk

Para os projetos pilotos, a Maersk instalou estações de carregamento elétrico em suas áreas operacionais para garantir o carregamento noturno. A dependência das instalações logísticas e do transporte terrestre em fontes de eletricidade renováveis ​​está intimamente ligada a fatores, como os requisitos de investimento em infraestruturas locais e o apoio das regulamentações regionais. Atualmente, os veículos elétricos e as soluções envolvendo combustíveis alternativo só estão disponíveis numa escala limitada nestes contextos.

Para alcançar soluções de transporte terrestre neutras para o clima até 2040, a Maersk está priorizando a eletrificação em caminhões pesados ​​em colaboração a clientes com fontes de eletricidade 100% renováveis, bem como identificando oportunidades únicas de redução de emissões dentro da mudança modal.

“Este piloto facilitará o teste e o desenvolvimento de soluções sustentáveis ​​para nossos clientes, que podem ajudá-los a cumprir seus objetivos ambientais e de ESG. Em nossa jornada para nos alcançar o netzero até 2040, a Maersk continuará buscando soluções sustentáveis ​​na América Latina, para atender tanto à crescente demanda de nossos clientes por uma logística integrada de ponta a ponta mais limpa, quanto para cumprir nossos próprios compromissos de descarbonização.” Alexis Rodríguez, Head de Execução de Transição Energética para América Latina na Maersk

O apelo por práticas comerciais mais sustentáveis ​​vem tanto dos consumidores como dos clientes. Notavelmente, mais de metade dos 200 principais clientes da Maersk já se comprometeram com o Pacto Global da ONU, que apoia os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas até 2030. Além disso, dois terços estabeleceram metas para atingir o netzero ou objetivos baseados na ciência.

Para satisfazer a necessidade de soluções logísticas sustentáveis ​​de ponta a ponta, a Maersk explora ativamente oportunidades em regiões onde a infraestrutura para reduzir as emissões em terra ainda não está prontamente disponível. Atualmente, a Maersk está avaliando os resultados do teste piloto no Brasil para determinar a escalabilidade da integração dessas soluções ao portfólio de produtos da região, proporcionando aos clientes uma gama mais ampla de opções de transporte sustentável.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.