Hapag-Lloyd inicia instalação de dispositivos de rastreamento em sua frota de contêineres

A Hapag-Lloyd deu o primeiro passo em seu projeto para equipar toda a sua frota de contêineres secos com dispositivos de rastreamento em tempo real. A instalação do primeiro dos dispositivos IoT em contêineres secos, é feita no depósito da CMR em Wilhelmsburg, um distrito da cidade natal da empresa de navegação, Hamburgo.

Nas próximas semanas e meses, as instalações começarão em outros depósitos de contêineres selecionados no norte e sul da Europa, Ásia e Oriente Médio. No próximo ano, até 200 depósitos em todo o mundo participarão da instalação de 1,6 milhão desses dispositivos em contêineres padrão. Os planos exigem que a grande maioria dos contêineres secos seja equipada com esses dispositivos até o final de 2023.

“Estamos muito animados para começar agora. Somos a primeira transportadora do setor a dar um passo tão abrangente para a digitalização do transporte de contêineres. Os contêineres que saem de nossos depósitos com um dispositivo de rastreamento agora estarão totalmente visíveis para nós e, em uma próxima etapa, também para nossos clientes – estejam eles em um armazém ou em movimento em um caminhão, trem ou barcaça. Acreditamos que o aumento da transparência tem o potencial de melhorar o gerenciamento de cadeias de suprimentos sobrecarregadas para o benefício de nossos clientes”, diz Dr. Maximilian Rothkopf, COO da Hapag-Lloyd.

Os dispositivos de rastreamento poderão transmitir dados em tempo real de cada contêiner e, assim, tornar as cadeias de suprimentos mais transparentes e eficientes. Por exemplo, eles podem fornecer dados de localização com base em GPS, medir a temperatura ambiente dentro do contêiner e monitorar quaisquer choques repentinos nele. Os dispositivos integram a mais recente tecnologia de coleta de energia e técnicas de baixo consumo de energia para garantir que tenham uma vida útil ultra longa com transmissão de dados de alta frequência.

A frota de contêineres está atualmente sendo equipada com dispositivos do parceiro TradeTech Nexxiot estabelecido, e dispositivos da ORBCOMM, também serão instalados a partir do final deste ano.

“Digitalizar toda a nossa frota de contêineres será uma tarefa desafiadora. Estamos agora dando os primeiros passos de um projeto de grande escala. Nesta primeira fase de implantação, será importante agilizar todos os processos em conjunto com nossos parceiros de IoT para alcançar todo o potencial da tecnologia. Ao mesmo tempo, pretendemos disponibilizar este produto rapidamente para nossos clientes, pois eles exigem e esperam cada vez mais esses tipos de soluções digitalizadas”, diz Andrea Schöning, diretora sênior de Container Steering.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.