Asia Shipping anuncia aquisição de parte da startup catarinense Dati

Com essa movimentação, a Asia Shipping passa a contar com uma plataforma digital completa de comércio exterior, que vai revolucionar o setor globalmente

A Asia Shipping acaba de adquirir parte da startup catarinense Dati, que conta com uma plataforma em nuvem com IA para simplificar e aprimorar as operações de Comex. Com esta transação, cujo valor não é revelado, a Asia Shipping passa a oferecer, de maneira inovadora, uma plataforma digital completa, que automatiza a rotina na importação com uso de Inteligência Artificial abrangendo supply chain, desembaraço, logística internacional e logística nacional. “Trata-se de um serviço diferente de tudo que existe no mercado e que promete transformar o setor globalmente, ao unir todas as informações necessárias em um único local. A automação de até 87% da importação com o uso de Inteligência Artificial trará mais eficiência e agilidade para nossos clientes”, afirma Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping.

Por meio da IA e do Machine Learning, a plataforma da Dati é capaz de gerir e se comunicar de forma autônoma com todo o ecossistema de importação e exportação agindo de maneira proativa e preventiva, a partir da análise de dados. A solução incorporada aos processos da Asia Shipping cuida, age, questiona, informa e toma decisões estratégicas para beneficiar os negócios dos clientes.

De acordo com Daniel Martins, CEO da Dati, a startup oferece uma plataforma abrangente de comércio exterior para importadores que se integra de forma completa ao ERP. O principal destaque dessa solução é a capacidade de automatizar quase todas as operações envolvidas no departamento de comércio exterior, cobrindo desde a emissão do Pedido de Compra (PO) até a geração da Nota Fiscal de entrada no estoque. “Essa automação abrangente proporciona uma significativa eficiência operacional aos importadores, simplificando e acelerando todo o processo de importação, permitindo maior controle e agilidade no gerenciamento das operações de comércio exterior. Com a transição para a Declaração Única de Importação (DUIMP) à vista, que promete revolucionar os processos vigentes, estamos prontos para abraçar essa transição gradual, que substituirá a antiga declaração de importação. A mudança não representa apenas uma simples atualização, mas sim uma verdadeira mudança de paradigma na maneira como encaramos as operações comerciais internacionais. Este é o momento de elevar a eficiência, a precisão e a agilidade de nossas operações com a abordagem de ponta a ponta proporcionada pela DUIMP, permitindo alcançar um novo patamar de excelência na gestão do comércio internacional.”

O CEO da Dati explica que, diariamente, os importadores e seus fornecedores fazem exatamente as mesmas rotinas e deixam de lado o que interessa: a gestão. Enviam dezenas de e-mails aos exportadores, agentes, despachantes, armazéns e transportadoras. Com a união das plataformas das empresas, o cliente não fará mais essa rotina e terá todas as respostas – quem fez, o que fez e quando, ao longo de toda a jornada. “Os dados gerados a cada compra ou venda ao exterior serão analisados e armazenados em único lugar, gerando insights que farão a diferença para a tomada de decisões”, destaca Daniel Martins, para quem a aquisição representa, também, uma oportunidade de expansão internacional.

Segundo Alexandre Pimenta, o investimento em tecnologia de ponta tende a crescer ao longo desse ano, acompanhando a velocidade do mundo digital e a revolução promovida pela IA, especialmente após o lançamento dos modelos generativos. “Queremos garantir melhorias sistêmicas que impulsionem o crescimento dos negócios sem burocracia. Nossa meta é agressiva em relação à adoção de novas tecnologias e, por isso, não descartamos novas aquisições nos próximos anos”, complementa o CEO da Asia Shipping.

No ano passado, a Asia Shipping cresceu quase 4 vezes mais que o mercado na importação marítima full contêiner. Enquanto o crescimento do mercado foi de 6,10%, a multinacional brasileira atingiu uma taxa de 22,42%, reflexo da recuperação de algumas indústrias e do investimento em novas tecnologias – APIs e IA.

Em 2024, a expectativa é que a Asia Shipping cresça pelo menos o dobro do mercado. Para atingir essa meta, alguns setores serão fundamentais: linha branca, placas fotovoltaicas (energia solar) e automotivo. “Certamente o trabalho conjunto com a Dati e a oferta de uma plataforma digital completa de comércio exterior terão um papel decisivo no resultado da Asia Shipping”, finaliza Alexandre Pimenta.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.