Portonave conquista o topo do índice de desempenho ambiental (IDA) na premiação Antaq 2023

A Portonave, situada em Navegantes, Santa Catarina, celebra a conquista do primeiro lugar no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) no Prêmio Antaq 2023, na categoria de Terminais de Uso Privado. A cerimônia, que reconhece iniciativas socioambientais destacadas no setor de transporte aquaviário, ocorreu nesta quinta-feira (23) em Santos.

O IDA, parte da premiação anual da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) na categoria de Desempenho Ambiental, é composto por 38 indicadores fundamentados em literatura técnica especializada, legislação aplicável e boas práticas do setor portuário global. A Portonave, em sua excelência na gestão ambiental, demonstrou comprometimento com práticas ESG (Ambiental, Social e Governança em inglês).

Sob o pilar de Soluções Inteligentes, a Portonave busca garantir o uso responsável de recursos naturais e contribuir para o meio ambiente. O terminal implementa programas de monitoramento, acompanha indicadores para melhoria contínua e investe em infraestrutura sustentável, como a instalação de 180 placas solares para geração de energia limpa. Certificado pela ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) há 13 anos, a Portonave destaca-se pelo compromisso duradouro com a sustentabilidade.

Esta é a sétima vez que a Portonave é premiada nas seis edições do Prêmio Antaq desde 2016. Em 2022, alcançou o primeiro lugar na categoria IDA e manteve-se no pódio desde 2019. Além disso, em 2022, foi reconhecida na categoria de Conformidade Regulatória: Terminal de Uso Privado. A premiação, dividida em quatro categorias - Artigos Técnicos-Científicos, Conformidade Regulatória, Desempenho Ambiental e Iniciativas Inovadoras em Governança Socioambiental - destaca o comprometimento contínuo da Portonave com a excelência ambiental e a inovação na governança socioambiental.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.