Portos do Paraná é reconhecido pela ANTAQ pela terceira vez consecutiva

Pela terceira vez consecutiva, a Portos do Paraná, empresa pública do Governo do Estado do Paraná, foi destacada por seu compromisso com a conformidade regulatória, recebendo o primeiro lugar na categoria "Conformidade Regulatória Porto Público" no prestigioso Prêmio ANTAQ 2023. O evento, organizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), aconteceu nesta quinta-feira (23) em Santos.

Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, expressou sua gratidão pelo reconhecimento e enfatizou o papel fundamental dos colaboradores da empresa. "Já são três anos consecutivos sendo reconhecidos pela ANTAQ. E isso só é possível graças ao trabalho de excelência dos colaboradores da Portos, que fazem do Paraná uma referência ao setor portuário mundial."

Além do prêmio na categoria de Porto Público, a Portos do Paraná também conquistou o segundo lugar na categoria Conformidade Regulatória entre os terminais arrendados, reforçando ainda mais seu compromisso com as normas e a gestão eficiente.

Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, elogiou a importância dos portos paranaenses no cenário nacional e regional. "Os portos do Paraná têm uma grande importância para o Brasil, para o escoamento da produção, desenvolvimento, geração de emprego e renda na região."

Mariana Pescatori, secretária Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, destacou a posição de vanguarda da Portos do Paraná. "A Portos do Paraná é uma referência nacional e vanguardista, já que foi o primeiro porto a tocar tanto as licitações quanto a gestão de contratos."

Pescatori também mencionou a recente concessão do canal de acesso como uma iniciativa inovadora que reforça a liderança dos portos paranaenses no setor portuário nacional. "Vai ser a nossa primeira concessão de canal de acesso e que provavelmente a gente vai levar esse modelo para outros portos."

Esse reconhecimento reitera o comprometimento da Portos do Paraná com a excelência operacional e a conformidade regulatória, consolidando sua posição como um dos principais players no cenário portuário brasileiro.

Em sua 6ª edição, o Prêmio ANTAQ 2023 tem como tema Melhores Práticas ESG e Inovação e neste ano honrou produções técnico-científicas e iniciativas, que disseminam as melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

Segundo o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, o prêmio reconhece e estimula práticas e ações que contribuem para a melhoria da prestação de serviços à sociedade.

“As pautas de sustentabilidade e políticas ESGs são prioridades dentro da agência. Atuamos em diversas frentes para fomentar práticas sustentáveis no setor aquaviário e estabelecer diretrizes para que o Brasil seja uma referência na discussão, regulação e elaboração de estudos relacionados ao tema", afirmou Nery.

Na ocasião também foi realizado o Summit ANTAQ 2023. Organizado em parceria com o Grupo Tribuna, o evento teve como objetivo promover um diálogo aberto sobre a regulação da Agência com autoridades governamentais e entidades ligadas ao setor aquaviário.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.