thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul é reconhecida como referência em sustentabilidade em SC

A thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul anuncia a conquista de dois importantes reconhecimentos ao seu trabalho de gestão socioambiental: a certificação pelo programa Selo Social da Prefeitura de Itajaí e o Prêmio Fritz Müller, principal reconhecimento ambiental do estado de Santa Catarina.

Realizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o Prêmio Fritz Müller é destinado a projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e resultam em benefícios para o desenvolvimento sustentável. Na 24ª edição da premiação, a thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul foi reconhecida na categoria Reciclagem pelo projeto “Otimização de Tecnologias de Reciclagem de Resíduos – O Caminho do Aterro Zero”, que começou em 2022 e segue na busca pela melhoria da disposição ambiental dos resíduos.

O projeto foi dividido em cinco fases: identificação dos resíduos gerados; busca e implementação de técnicas de reciclagem; treinamento com colaboradores; estabelecimento de metas de reciclagem e acompanhamento do indicador; otimização das técnicas de reciclagem e redução de resíduos.

“Por meio de pesquisas de mercado, caracterização e classificação dos resíduos e conversas com possíveis fornecedores, conseguimos destinar para reciclagem e reutilização materiais como resíduos abrasivos, eletrodos de solda e granalha de aço, entre outros”, afirma Sandro Rogerio Urban, gerente de Sustentabilidade da thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul. Atualmente, cerca de 90% dos resíduos gerados no estaleiro são reciclados ou reaproveitados, e não mais dispostos em aterros sanitários.

O treinamento sobre a segregação adequada dos resíduos acontece na integração, antes mesmo do colaborador iniciar suas atividades na empresa, e conta com a participação dos setores operacionais, administrativos e dos subcontratados. “Nesse treinamento, é destacada a importância da segregação no quesito ambiental, social e econômico. Também são mostrados os resultados alcançados com a correta separação do resíduo e as respectivas metas de reciclagem, assim como exemplos de geração de resíduo em cada área e sua respectiva disposição no contentor ou lixeira para que o colaborador entenda como realizar a separação”, explica Urban.

Em agosto, a thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul também foi certificada pelo programa Selo Social da Prefeitura de Itajaí, que reconhece e valoriza publicamente as iniciativas de organizações que promovam o desenvolvimento socioeconômico de seus funcionários e colaboradores e da comunidade na qual está inserida. A empresa foi o único estaleiro a receber o reconhecimento, cujos selos estão diretamente relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

Ao todo, 16 projetos socioambientais da thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul foram considerados para a concessão do certificado. Um exemplo é a redução da pegada de carbono por meio da aquisição de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre a partir de fontes renováveis. Graças a essa iniciativa, a planta deixou de emitir quase 140 toneladas de CO2 equivalente em um ano, o que equivale ao plantio de cerca de 1.000 árvores em um projeto de reflorestamento de 20 anos.

Outro número que chama a atenção diz respeito à redução do consumo de descartáveis. Com a distribuição de copos reutilizáveis de silicone, o estaleiro consegue evitar, todo mês, o descarte de cerca de 100.000 unidades de copos de plástico.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.