ONE e Shell avançam na digitalização com a implementação de nota eletrônica de entrega de combustível

ONE e Shell concluem teste do e-BDN

A Ocean Network Express (ONE) anunciou uma parceria de sucesso com a Shell, com o apoio da Autoridade Marítima e Portuária de Cingapura (MPA), para a adoção de Notas Eletrônicas de Entrega de Combustível (e-BDN). O teste de e-BDN, conduzido em 9 de setembro de 2023 no Porto de Cingapura, fez uso da solução digital de abastecimento desenvolvida pela Angsana Technology.

Durante o teste, o oficial de carga, o engenheiro-chefe e o inspetor de abastecimento acessaram a plataforma por meio de links exclusivos e senhas únicas, completando a documentação eletrônica de abastecimento antes e depois da entrega. Após a conclusão, os documentos de abastecimento foram compartilhados com todas as partes envolvidas antes da partida das embarcações.

A digitalização, incluindo a implementação de e-BDN, representa um passo significativo em direção a operações mais eficientes e sustentáveis na indústria de transporte marítimo.A adoção das e-BDN tem sido um ponto central na jornada de digitalização da indústria marítima global. A ONE já realizou várias rodadas de testes de e-BDN em parceria com diversas empresas. A aprovação pela Organização Marítima Internacional (IMO) em julho de 2023 para o uso de notas de entrega de combustível (BDNs) em formato digital e físico, desde que cumpram os requisitos do Anexo VI da MARPOL, destaca a crescente aceitação dessa tecnologia.

O teste de e-BDN realizado pela ONE e pela Shell precede o lançamento da iniciativa de abastecimento digital da MPA, que implementará processos e documentação de abastecimento eletrônico a partir de 1º de novembro de 2023. Essa iniciativa tem o potencial de economizar aproximadamente 39.000 dias de trabalho por ano na indústria de abastecimento de combustível.

Teo Eng Dih, CEO da MPA, expressou otimismo em relação ao teste de abastecimento digital, enfatizando o compromisso em aumentar a transparência e segurança operacional na indústria de abastecimento de combustível. A transição para documentação eletrônica também é vista como um meio de fortalecer a confiança entre compradores, fornecedores e instituições financeiras, além de tornar todo o ecossistema mais eficiente e resiliente.

A ONE, por meio de seu CEO, Jeremy Nixon, destacou a importância desse avanço. Além de oferecer maior visibilidade e confiabilidade nas operações de abastecimento de combustível, a adoção do e-BDN está alinhada com os esforços da ONE para atingir emissões líquidas zero até 2050 como parte de suas iniciativas de descarbonização.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.