Crescimento da demanda por medicamentos gera salto na importação de fármacos

A demanda crescente por medicamentos no Brasil impulsionou a participação do Grupo Allog na movimentação de importações de produtos farmacêuticos, destacando a importância da logística internacional nesse setor vital. Embora a indústria farmacêutica brasileira seja uma das 10 maiores do mundo, a dependência de insumos importados destaca a necessidade de profissionais especializados em logística internacional.

De acordo com o Relatório Anual do Sindusfarma, em 2022, o mercado farmacêutico brasileiro registrou um crescimento expressivo, com vendas no varejo totalizando R$ 106,78 bilhões, representando um aumento de 16,95% em relação ao ano anterior. As vendas em dólares alcançaram US$ 20,70 bilhões, marcando um aumento de 22%.

Devido à natureza urgente e às particularidades do setor, o transporte de produtos farmacêuticos é predominantemente realizado no modal aéreo. Neste cenário, o Grupo Allog desempenhou um papel crucial, importando 203 toneladas de medicamentos ao longo de 2022, com mais de 300 processos de movimentação de cargas no setor. Apenas de janeiro a agosto de 2023, a empresa registrou um impressionante aumento de mais de 150%, movimentando 287 toneladas em comparação com as 112 toneladas do mesmo período no ano anterior.

Um destaque relevante foi a resposta rápida da Allog à escassez de amoxicilina no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2023, trazendo 160 toneladas do medicamento do México em um esforço para atender à demanda.

A supervisora de contas do Grupo Allog, Priscilla Morroni, ressaltou que a pandemia impulsionou a necessidade de especialização na movimentação de cargas para o mercado farmacêutico. A empresa intensificou seus esforços para atender à crescente demanda, reconhecendo a importância de especialistas na área.

Morroni destacou a complexidade do transporte internacional de produtos farmacêuticos, ressaltando a necessidade de atender às rigorosas normas mundiais de fabricação, armazenamento, transporte e distribuição. "Compreender cada uma dessas etapas é o que garante o abastecimento mundial de remédios, medicamentos e vacinas", enfatizou.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.