Computadores quânticos na busca por soluções contra a corrosão

Parceria entre Boeing e IBM Quantum pode revolucionar a indústria

Para a maioria das pessoas, a corrosão é um fato cotidiano, uma das muitas formas pelas quais os objetos se deterioram ao longo do tempo. No entanto, para pesquisadores e engenheiros da empresa aeroespacial The Boeing Company, a corrosão é um problema multibilionário, e eles agora veem uma nova aliada na luta contra esse desafio: a computação quântica.

A corrosão é um fenômeno que ocorre em metais refinados e outros materiais quando sua superfície se deteriora devido às interações com a umidade e aos efeitos corrosivos do ambiente. Os estragos causados pela corrosão resultam em prejuízos financeiros equivalentes a milhares de milhões de dólares todos os anos em metais utilizados em infraestruturas públicas e em praticamente todos os setores da indústria.

O processo de corrosão acontece na presença de um eletrólito corrosivo. Para a indústria aeroespacial, essa ameaça se concentra predominantemente em camadas finas que se formam na superfície de veículos, como aviões e helicópteros, sempre que essas máquinas operam em um ambiente úmido ou em condições em que a umidade varia entre seca e úmida.

A solução está surgindo da colaboração entre pesquisadores da Boeing e especialistas da IBM Quantum. Juntos, eles estão desenvolvendo técnicas inovadoras para calcular e caracterizar a corrosão em materiais existentes e, eventualmente, criar novos materiais que sejam mais resistentes à corrosão do que os atuais.

Combinando a expertise em engenharia de corrosão da Boeing com a capacidade de computação quântica da IBM, os pesquisadores desenvolveram duas novas técnicas para realizar simulações quânticas de uma etapa fundamental no processo de corrosão, conhecida como "redução de água".

Além disso, eles criaram um método potencialmente valioso para simplificar de maneira precisa e automatizada circuitos quânticos. Isso resultou em uma redução significativa dos recursos quânticos necessários para executar suas simulações, um passo inicial promissor na busca por novos materiais resistentes à corrosão. Os pesquisadores enfatizam que trabalhar com computadores quânticos desafia a maneira como pensam sobre esses problemas e abre portas para novas abordagens, ferramentas e ideias que podem ser aplicadas no mundo da pesquisa.

Boeing e IBM Quantum planejam continuar sua colaboração, explorando como a computação quântica pode aprimorar a compreensão das reações químicas envolvidas na degradação de materiais quando interagem com diferentes tipos de ambientes. Essa parceria entre a Boeing e a IBM Quantum oferece uma nova esperança na luta contra a corrosão, um desafio multibilionário que afeta inúmeras indústrias e infraestruturas em todo o mundo.

Acesse a entrevista conduzida com os pesquisadores   

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.